Se sua empresa possui uma prospecção efetiva, faz boas reuniões, possui um relacionamento próximo com o cliente e ainda sim não consegue finalizar as negociações que estão em aberto (seja positivamente ou negativamente) é porque provavelmente você não está usando de boas técnica de fechamento, mas isso vai mudar, porque hoje eu lhe trago 4 TÉCNICAS DE FECHAMENTO que são tiro e queda para a sua negociação! Bora lá?

1- USAR PALAVRAS ESPECÍFICAS A SEU FAVOR.

Essa técnica consiste em usar palavras que remetem a uma ação, como: começar, usar, configurar, entre outras, a fim de mostrar para o cliente que você está engajado em ajudá-lo a resolver a sua dor.

 Palavras como: “pronta entrega, já configurado, imediatamente, etc…” irão fazer com que seu cliente perceba que ele pode contar com você, pois você transparece oferecer a ele uma solução rápida e descomplicada. E convenhamos que ter uma solução para a dor  do seu cliente de forma descomplicada e engajada é o grande diferencial que o fará  fechar o negócio com você.

2- PERGUNTAS INCLINADAS AO FECHAMENTO.

A aplicação dessa técnica é bem simples, ela consiste em fazer perguntas direcionadas para o seu cliente, a fim de criar no mesmo um senso de comprometimento com você. Dois exemplos de perguntas inclinadas são:

“Você prefere pagar no cartão de crédito, débito ou boleto?”, “Para quando posso agendar para o vencimento da sua fatura?”.

Responder essas perguntas farão com que seu lead desenvolva um senso de comprometimento com a negociação, o que consequentemente o deixa mais inclinado a comprar a sua solução!

3- FAÇA UM AVISO AMIGÁVEL AO CLIENTE

Nessa técnica seu objetivo é alertar o seu cliente sobre uma determinada situação, como por exemplo, ajudá-lo a fazer uma compra de qualidade. Explicar para o cliente que nem sempre uma boa compra está relacionada ao preço e sim ao valor.


Se você tem um bom relacionamento com o seu cliente, o ideal é alertá-lo sobre os riscos que ele pode enfrentar se adquirir um serviço ou produto apenas pelo preço, como um suporte inefetivo, pouco ou nenhum contato pós venda, entre outros…

Fazendo isso você irá conquistar a simpatia do seu cliente por tê-lo ajudado a fazer uma compra de qualidade, além de mudar o pensamento do mesmo, já que você irá amadurecer a idéia de pagar pelo que tem maior valor agregado e não pelo que tem o menor preço.

Além de claro, fazer com que ele consiga analisar alguns fatores a mais antes de adquirir um serviço, o que dará um panorama maior e mais completo da compra até que ele chegue à conclusão de que sua solução é a ideal para resolver as dores dele.

4- RELEMBRE OS BENEFÍCIOS

Já nessa técnica você deve frisar os benefícios que a sua solução oferecerá ao cliente depois de já ter enviado a proposta comercial e ter feito o follow up com o lead, a fim de confirmar as suas vantagens comerciais e relembrar para o mesmo que você o ajuda a resolver suas dores e por isso, estão em uma etapa tão avançada da negociação.

Anotaram?

Gostaram das dicas de hoje? Já usam de algumas dessas técnicas? Me conte nos comentários!

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