Gerenciar uma agência não é fácil. São várias atividades, clientes e profissionais que devem ser organizados para que o trabalho ocorra bem e consiga crescer. Só que, com isso, você também acaba se afastando da parte importante da sua empresa: ser criativo e botar a mão na massa. Se quiser simplificar sua administração e poder voltar à ação, então você precisa usar o CRM para agência de publicidade. Não é nenhum item mágico ou milagroso, mas simplesmente uma ferramenta que facilita, e muito, essa parte trabalho, usando apenas um software. 

O que é CRM e como ele funciona?

CRM é a sigla é para o termo do inglês “customer relationship management”, ou “gestão de relacionamento com o cliente” em tradução direta. É o conjunto de métodos e tecnologias que organiza e avalia as interações entre empresa e cliente, armazenando histórico, observando necessidades e usando das informações para aprimorar as campanhas de captação de clientes e venda. É uma forma de registro de tudo que já passou pela empresa, inclusive todas as vendas já realizadas, para verificar padrões e tendências, e assim traçar a persona para o seu negócio.

Usar um software de CRM para agência de marketing e propaganda é ser capaz de reunir tudo isso em um lugar. Enquanto esses dados podem ser reunidos com uma planilha, conforme a empresa cresce, mais clientes ela terá e mais dados precisará armazenar. Dessa forma, uma ferramenta digital que permita essa junção, de forma simplificada e automatizada, é útil para explorar o potencial do negócio e captar mais leads.

As vantagens do CRM para agência de publicidade

– Reúne os dados de todos os clientes: uma agência precisa lidar com informações e números de vários negócios para ser capaz de criar as campanhas. Com um software de CRM para agência de marketing isso é unificado em uma mesma central, o que facilita a criação de projetos e também a satisfação do cliente.

– Simplifica a comunicação interna: organizar os dados e passar para outro setor nunca foram tão fáceis quanto através do CRM. Todas as informações dos projetos ficam em um servidor único, então transferi-los para outro departamento é muito mais rápido e consequentemente agiliza a aprovação de compras e usos de equipamentos.

– Avalia a performance: para os gerentes, é possível usar o CRM para estabelecer planejamento de metas e prazos de entrega de acordo com cada profissional. Assim é possível acessar o andamento de cada projeto e seus resultados, essencial para ver onde é preciso focar para obter resultados melhores.

– Agiliza as etapas: hoje mais do que nunca ter respostas rápidas faz a diferença na execução e na satisfação do cliente. Ter tudo organizado através do CRM acelera o retorno ao cliente em cada contato e seu trabalho também fica mais eficiente. Da definição do cronograma até a compra dos materiais, tudo é mais natural quando se conhece todos os detalhes da tarefa.

– Integra com as redes sociais: acredite ou não mas hoje é possível até usar CRM para social mídia, e isso tem muitas vantagens para o marketing. Isso porque as redes sociais são a forma mais fácil de encontrar e se conectar com clientes, extremamente importante nessa área. Com o CRM para social mídia, a definição de perfis será mais precisa e será capaz de personalizar melhor as campanhas para atingir o público ideal.

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