Cada vez mais as empresas têm valorizado e trabalhado estratégias para aperfeiçoar o atendimento e relacionamento com o cliente. Percebeu-se que um bom relacionamento com o cliente tem o poder de retê-lo e de ser uma oportunidade de propaganda da marca positivamente, atraindo assim mais clientes.

Para proporcionar essa otimização e aperfeiçoamento no atendimento ao cliente, as empresas têm colocado em prática cada vez mais o conceito de Customer Relationship Management (CRM) ou em português Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Trata-se de um conjunto de estratégias, ferramentas, softwares, processos, ou até mesmo uma cultura organizacional com o intuito de melhor gerenciar o relacionamento com o cliente, de modo que ele aconteça de forma mais automatizada e profunda, sem deixar de lado a sensibilidade humana nesse contato.

Dessa forma, o CRM atua para colocar os clientes no centro das ações e estratégias da empresa, pensando sempre em agradá-los, atender suas demandas e fidelizá-los com um bom atendimento.

Em grande parte das empresas, as vendas jamais acontecem no primeiro contato, sem a construção de um relacionamento. Tal premissa é levada em consideração em todos os processos do marketing e inboud marketing. A construção de um bom relacionamento em cada etapa do funil, ou seja, em cada estágio do processo de compra que o cliente se encontra, é fundamental para levá-lo a ação final de compra.

Dessa forma, dizemos que as estratégias e ferramentas CRM estão ligadas diretamente com as estratégias do marketing. Veja como o CRM pode ajudar o marketing:

Sistema de CRM de marketing

O CRM geralmente é usado pelas empresas em formato de software ou sistema. No marketing digital temos o sistema de CRM de marketing, que é voltado para os processos de atração e nutrição de potenciais clientes, apoiando o processo de marketing de conteúdo e de inbound marketing.

Assim, esses softwares atuam para automatizar o marketing, com funcionalidades que proporcionam um panorama realista sobre o público-alvo da empresa, suas demandas, o que procuram e muitos outros insights para a estratégia.

Dentre essas funcionalidades, destacamos o acompanhamento de palavras-chaves; avaliação de SEO das páginas do site; campanhas de e-mail marketing para se aproximar do cliente; publicação de posts em redes sociais para se comunicar com o público; monitoramento dos clientes nas redes sociais; cadastro de leads etc.

Além dessas funções, o CRM de marketing pode atuar na captação de novos clientes. Ele faz isso prevendo e antecipando tendências e necessidades entre possíveis futuros clientes, apresentando os melhores canais para alcançá-los, e auxiliando assim no marketing de conteúdo e na abordagem mais assertiva por parte do marketing.

Dessa forma, podemos afirmar que o CRM é uma ferramenta que proporciona, não somente através de sua tecnologia, mas também por suas estratégias, um raio-x dos clientes e leads para o marketing.

A ferramenta permite acompanhar a evolução dos seus leads e clientes, mostrando um panorama de seus produtos favoritos e dos processos de compra. Assim, há um caminho claro para suas campanhas de marketing e para obter a tão desejada fidelização.

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