Para uma empresa ser bem-sucedida é necessário investir em estratégias que otimizem a relação com o consumidor. Entre as ações que devem ser utilizadas, podemos citar o funil de vendas e o CRM. Entenda melhor o que é cada um e como unir os dois para otimizar o seu negócio e os seus resultados.

O que é o funil de vendas?

Trata-se de um modelo estratégico que indica a jornada do cliente na empresa. Este mapeamento ocorre desde o primeiro contato deste consumidor com a marca até a conclusão do negócio.

Conhecido também como pipeline, o funil de vendas é composto por algumas etapas que possuem gatilhos importantes para serem utilizados. Vale ressaltar que as etapas do funil estão relacionadas às etapas da jornada de compra.

As etapas do funil de vendas é composta por visitantes, leads, oportunidades e vendas. No topo do funil, o foco está na descoberta do problema e no aprendizado. Já no meio, o problema é reconhecido assim como a solução já começa a ser observada com mais atenção. E para finalizar, o fundo do funil é voltado para a decisão de compra.

Só entender este modelo de estratégia não é suficiente para o seu negócio. É necessário pensar em outras estratégias para manter aquele consumidor cliente da sua marca. Entenda a seguir o conceito de CRM e como aplicá-lo na sua empresa.

O que é CRM?

CRM, também conhecido como Customer Relationship Management, trata-se da gestão do relacionamento entre a marca e o cliente. É uma estratégia tão direcionada que observamos o desenvolvimento de ferramentas específicas de CRM.

E se você acha que esses softwares são apenas o foco do CRM se engana. Estamos falando de um conjunto de estratégias que envolvem ações, práticas específicas, políticas de relacionamento e tudo o que afeta o consumidor.

É um conceito complexo, mas que pode render muitos resultados para a empresa. Seja qual for o segmento do negócio, é possível ter um relacionamento com o cliente em longo prazo. Entenda melhor como aliar o funil de vendas com o CRM a seguir.

Como aliar o CRM com o funil de vendas?

Para começar, é necessário pensar que cada fase do funil de vendas possui um determinado perfil, mas pode ser do mesmo cliente. Isso quer dizer que o foco deve ser no momento e na experiência que deseja passar.

Com cada etapa, há um gatilho ou call to action que deve ser usado. O CRM serve para mapear a jornada do cliente com a marca. Logo, se ele baixa um material, esta informação deve estar no CRM. E a análise vai além de ações pontuais.

Se o cliente busca um determinado termo em determinada época, o CRM vai ajudar a empresa a compreender que este período vai ser o melhor para indicar produtos. Ou então oferecer uma demonstração grátis ou outra ação com foco em conversão.

CRM e funil de vendas são estratégias que devem ser alinhadas de forma inteligente para gerar resultados. E se deseja ver mais conteúdos destes assuntos ou outras maneiras de alavancar sua empresa, assine o nosso newsletter.

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