Em um cenário competitivo, a construção de um relacionamento sólido com os clientes pode ser o diferencial para que a sua empresa continue a crescer. Com isso, é possível conquistar novos clientes, oferecer produtos e serviços de qualidade e aumentar a lucratividade.

Existem diversas metodologias e ferramentas que podem ser implementadas para alcançar este resultado. Porém, o nosso foco, neste artigo, é demonstrar como um software de Customer Relationship Management tem potencial para beneficiar o seu negócio. Continue lendo e saiba mais!

O que é Customer Relationship Management?

A expressão Customer Relationship Management, também conhecida pela sigla CRM, pode ser traduzida como uma ferramenta de Gestão de Relacionamento de Clientes.

Estamos vivenciando uma era em que ter um bom produto não é o suficiente para atrair e manter o interesse do público.

No entanto, as empresas devem ser capazes de compreender o comportamento dos clientes, antecipar necessidades e acompanhar tendências de consumo. Para isso, é fundamental contar com um sistema que é um instrumento de gestão desenvolvido para a regularidade das compras.

Quais são as vantagens de um sistema de CRM?

Em termos simples, um sistema de CRM ajuda a traçar o perfil dos clientes, com base em um grande volume de dados coletados diariamente. Para atrair o cliente de volta, as empresas optam por enviar e-mails de marketing, oferecer descontos e benefícios exclusivos.

É para isso que o CRM atua para assegurar a sustentabilidade do negócio em curto e longo prazo. Entre as principais vantagens podemos citar:

• Mapeia potenciais pontos de contato;

• Gera um banco de clientes cadastrados;

• Fornece feedback sobre o produto ou serviço;

• Favorece a segmentação do banco de dados;

• Geração de relatórios para a tomada de decisão;

• Mantém um histórico das compras de cada cliente.

Além disso, essa ferramenta é essencial para as empresas que buscam direcionar as suas estratégias de Marketing para impactar a um público específico. Com isso, o gestor tem condições de planejar iniciativas que favorecer o crescimento do volume de compras.

Qual é o impacto do CRM na gestão financeira?

Além das funcionalidades direcionadas para o aumento das vendas e, consequentemente, para o crescimento da receita, o sistema de CRM afeta a área de finanças.

Há também a diminuição dos custos operacionais, uma vez que, não há o desperdício de investimento em estratégias de marketing que não oferecem retorno.

Como resultado, há uma ampliação da capacidade de gerenciar os recursos financeiros. Isso quer dizer que o gestor pode focar no planejamento das finanças que refletem diretamente no crescimento da empresa.

Um dos indicadores que reflete essa mudança é o ticket médio dos clientes. Essa métrica calcula o valor médio gasto por seus clientes em cada compra, ou seja, basta dividir o montante total das vendas pelo número de compras feitas período a ser apurado.

Por fim, se você deseja oferecer um atendimento de qualidade e conquistar cada vez mais clientes, essa a ferramenta ideal.

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar