Se você quer que seu negócio tenha um relacionamento melhor com os clientes e isso reflita nos números da empresa, deve pensar seriamente em implantar um sistema de CRM. Confira o artigo para saber do que se trata essa ferramenta e como ela pode ajudar sua empresa a se destacar entre os concorrentes!

O que é CRM mesmo?

CRM é uma sigla que significa Customer Relationship Management, ou seja, Gestão de Relacionamento com Clientes. O nome geralmente faz menção a ferramentas e softwares que têm essa função, mas também pode se referir à forma ou estratégia que uma empresa utiliza de se relacionar com seus clientes para otimizar as vendas.

Na prática, o sistema de CRM nada mais é do que um programa que utiliza um banco de dados dos clientes para saber mais sobre eles, aumentando as chances de conversão.

Esse sistema de relacionamento com o cliente anda lado a lado com o funil de vendas do marketing: ambos trabalham com o mapeamento da jornada do lead — ou cliente em potencial —, possibilitando a aplicação de estratégias específicas a cada etapa em que ele se encontra na jornada.

Por que o CRM pode ser meu diferencial?

Segundo um levantamento feito pela SalesForce, um sistema de relacionamento com clientes:

Aumenta a receita de vendas em 37%, já que ajuda a capturar e manter leads, além de fechar mais negócios;
Deixa os clientes 45% mais satisfeitos;
Melhora em 43% o ROI (Retorno sobre Investimento) entre outros benefícios.

De acordo com a TIC Empresas 2019 (pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas empresas brasileiras, feita pelo Cetic.br), apenas 22% das empresas utilizaram algum método de CRM nos 12 meses anteriores à pesquisa. Ou seja, a maior parte delas não tem um método de nutrição de clientes, o que faz com que o CRM seja também uma estratégia de destaque no mercado.

Além dessas vantagens para o bolso (que não são poucas!), o CRM também traz benefícios para o dia a dia da empresa. O sistema melhora a comunicação entre funcionários e setores da companhia, facilita a identificação de demandas, torna as tomadas de decisão menos arriscadas entre outras vantagens bastante valiosas.

O CRM funciona para empresas pequenas?

Está muito enganado quem acha que os softwares de CRM servem apenas para empresas de grande porte. Independentemente do porte da sua empresa, se você quer lucratividade a longo prazo, um sistema de CRM é uma excelente tática. A recomendação é do guru mundial em marketing digital <a href=”https://neilpatel.com/br/blog/customer-relationship-management/#:~:text=Importância do CRM Para o Futuro da Sua Empresa

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