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O que é venda recorrente?

Antigamente eram poucas as empresas que tinham um modelo de vendas recorrentes, as empresas que mais atuam com a venda recorrente são como por exemplo: jornais, canais de TV, provedores de internet e revistas.

Hoje em dia essa realidade mudou, com o advento da internet se tornou possível que a maioria dos negócios Consigam aplicar recorrência em seus negócios. Você já pensou em como vender serviços recorrentes em sua empresa e ter previsibilidade do caixa da sua empresa a longo prazo? Este artigo irá abordar de forma prática como aplicar vendas recorrentes em seu negócio.

O que são vendas recorrentes

A venda recorrente é aplicado em casos que é identificado um ou mais produtos e serviço que podem ser entregues de forma contínua, em que existe um plano de assinatura ou pagamento de mensalidades. Isso quer dizer que enquanto o seu cliente mantém os pagamentos das mensalidades, Você sempre estará prestando serviço e vendendo o seu produto para ele como uma forma de lealdade à marca, mas isso falaremos mais adiante esse artigo.

Diferença entre parcelamento e recorrência

As vendas parceladas é nada mais e nada menos que uma única compra sendo dividida em várias parcelas. Então você entrega o produto uma única vez e irá receber o valor final de forma mensal pelo número de x vezes que o seu cliente optou.

a recorrência é bem diferente você fica por obrigação que sempre tá entregando os seus serviços ou produtos ao seu cliente conforme ele mantém o contrato ativo com a sua empresa.

Cases em vendas recorrentes

Os maiores cases de sucesso em vendas recorrentes além das mídias impressas e canais de televisão são as empresas que atuam no ramo de serviço SaaS, que significa software as a Service, traduzido para o português, software como serviço.

As empresas que hoje trabalham nesse meio digital, elas não necessitam entregar o produto físico, nesse caso elas conseguem trabalhar em escalabilidade.

É muito comum que você já esteja inserido como assinante de algum desses serviços com por exemplo, streaming de música, o seu app de assistir filmes e séries online, entre outros serviços que são disponibilizados pela internet. E sem dizer a sua conta de água, luz, internet canais por assinatura de televisão também estão incluídas e tudo gira em torno do mës.

Utilize a ferramenta de CRM para vendas recorrentes

Utilize ferramentas de CRM que facilitem no seu dia-a-dia administração os seus assinantes, Procure um CRM que se adeque a esse modelo de negócio, pois você tá você terá e números de desafios em seu negócio como por exemplo, administrar o faturamento do seu cliente, Claro que o CRM não é responsável muita das vezes por fazer o intermédio do pagamento, mas existem várias ferramentas que os possibilitam de integrar.

O CRM facilita também você gerenciar melhor o seu cliente como saber o momento certo por exemplo que dar um upgrade em sua conta perceber se ele está satisfeito com o serviço prestado ou os produtos para que ele não venha futuramente cair no setor de retenção da sua empresa esse caso caia na retenção você terá a possibilidade de visualizar o histórico que ele teve para tentar contornar para que não os abandone.

Mantenha a fidelidade dos seus clientes

Mantenha a sua equipe Treinada e como a gestão de pós-vendas muito bem estruturada para que o seu cliente tenha sempre o melhor produto ou serviço durante o seu período de assinatura e ainda mais quando se trata da primeira experiência que ele está tendo dentro da empresa.

O cliente ele já é o centro de todo o negócio, neste modelo onde você tem recorrência é imprescindível que se tenha atenção redobrada no que ele está dizendo sobre o seu produto, os feedbacks, positivos e negativos que você recebe dos seus clientes, são esses pontos em que você pode melhorar para mantê-los sempre ativos na assinatura.

Recorrência não se restringe apenas a mensalidades e assinaturas

 A recorrência não fica apenas restrita a mensalidades e planos de fidelidade, é muito mais profundo do que isso se tratando do seu cliente.

Podemos ver recorrência quando o seu cliente é impactado pelo seu produto ou serviço que eu faz com que ele volte várias vezes ao seu negócio com muito prazer em estar comprando novamente, hoje o seu produto realmente o ajuda em sua vida.

Marketing de relacionamento

Utilize as ferramentas e estratégias de marketing de relacionamento para manter os seus clientes sempre engajados com a sua marca. Como por exemplo, você pode mantê-los informados através das suas mídias sociais, através das publicações do seu blog e também fora da internet por um setor específico que cuida do seu pós-venda.

Como você pode migrar de uma venda simples para uma venda recorrente

Antes de querer fazer vendas recorrentes em seu negócio, você precisa antes analisar o cenário da sua empresa, se o seu produto ou serviço corresponde com essa linha de negócio para que futuramente a sua empresa não tenha tantas dores de cabeça.

A primeira coisa a se pensar ao criar o produto recorrente é entender realmente quais são as necessidades do seu cliente, ir a fundo ao que ele está buscando. Você também precisará saber se esse público que você está lidando está acostumado com o serviço de recorrência para que você não se frustre ao fazer essa mudança de cenário.

Se você identificou o cenário de vendas recorrentes em seu negócio, onde aplicar e como aplicar, simplesmente esteja preparado para manter os seus clientes sempre com novidades durante esse período em que ele está assinando pelo seu serviço.

Pontos a levar em considerar ao cogitar a possibilidade de recorrência em seu negócio

Depois de você ter feito análise do seu público e se ele está apto a entrar na recorrência, você terá que se preocupar com outros fatores internos dentro da sua empresa, como por exemplo, a forma como você vai emitir os pagamentos, os fatores de marketing, infraestrutura e logística para atender essas demandas recorrentes. 

E por último, defina os preços que caiba no bolso do seu cliente, e também que mantenha a sua empresa saudável e que de fato vocês consigam entregar valor para o seu cliente e os seus compromissos também de honrar com o que foi prometido. 

guiaquino

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