O follow-up de vendas se apresenta, hoje, como uma estratégia de fundamental importância para a empresa que deseja não apenas aumentar seu número de clientes, mas também o de vendas.

Mas, então, você sabe o que é follow-up de vendas? Na dúvida, não deixe de ler este conteúdo. Nele, abordamos não apenas o que é, mas também apresentamos seus benefícios e como fazer. Veja!

O que é follow-up de vendas?

Basicamente, podemos compreender o follow-up de vendas como o processo pelo qual se busca acompanhar o cliente durante uma venda. Pela tradução da expressão “follow-up” dá-se para ter essa noção que, em português, significa simplesmente acompanhamento.

Assim, o follow-up de vendas é o acompanhamento das vendas, isto é, ficar de olho no que o cliente precisa durante as etapas das vendas, de maneira a resolver todas as suas dúvidas ou solicitações. Aliás, é mais do que apenas responder as dúvidas dos clientes, pois a equipe de vendas também atua de maneira ativa, entrando em contato com os clientes com o objetivo de mostrar-lhes os benefícios dos produtos ou serviços que desejam vender.

Com outras palavras, o follow-up de vendas é o processo pelo qual se busca garantir que o cliente concretize a compra do produto ou serviço que a empresa está oferecendo.

Benefícios do follow-up de vendas

O follow-up de vendas é uma estratégia que pode garantir diversos benefícios para sua empresa. Entre os principais, destacamos os seguintes:

• Colabora para que a sua empresa aproveite melhor as oportunidades de negócios, de uma forma geral;
• Pode contribuir para o aumento das vendas de seu negócio, de maneira a fazer com que eleve sua lucrabilidade;
• Ajuda também a aumentar seu número de clientes e, consequentemente, colabora para que forma uma boa base de clientes;
• Ajuda não apenas a conquistar mais clientes, vale dizer, mas também é uma estratégia que contribui para que sua empresa os encante, a partir de um atendimento diferenciado (do início ao fim do processo de venda).

Como fazer?

Para colocar em prática o follow-up de vendas é preciso seguir alguns passos. Veja:
Passo 1: Atualização do banco de dados dos clientes

Em primeiro lugar, é preciso se certificar de que seu banco de dados de clientes está atualizado. Afinal, é a partir dele que você poderá entrar em contato com potenciais clientes. Caso não esteja, regularize a situação.
Passo 2: Carta de apresentação

Ao ser prospectado, o cliente espera no mínimo que a empresa entre em contato com ele. Por isso, no segundo passo, envie uma carta de apresentação após a prospecção, de maneira a fazer com que o cliente se sinta acolhido.

Passo 3: Envie propostas (comercialização de seus produtos)

Em seguida, após esse contato inicial com o cliente, você já pode enviar suas propostas, ou seja, os produtos que deseja vender a esse cliente, com base nas informações que já tem sobre ele.

Essa etapa seria uma forma ativa de mostrar suas soluções aos clientes, vale dizer.

Passo 4: Responda qualquer solicitação ou dúvida

Busque responder a qualquer solicitação que o cliente tenha feito a respeito de um produto ou serviço que seja seu. O ideal é que essa resposta ocorra dentro de um prazo máximo de 24 horas.

Passo 5: Feche a venda e agradeça

Após concretizar a venda, envie uma carta de agradecimento e se coloque à disposição para acompanhar a experiência do cliente com o produto ou serviço. Essa é uma forma de encantá-lo e fazer com que ele se torne leal à sua marca.

Você sabia que um CRM pode te ajudar a acompanhar melhor o processo de venda de um produto a um cliente? Ela conta com ferramentas capazes de garantir que desenvolva essa tarefa de forma eficiente e produtiva.

O que achou deste conteúdo? Esperamos que você tenha gostado. Para ler outros como este, não deixe de acompanhar as publicações em nosso blog. Combinado?

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