Você gostaria de vender mais em sua empresa e entregar mais qualidade e satisfação para o seu cliente a ponto dele virar um fã da sua marca?

Já se foi a época em que apenas falar bem, vender bem e ter uma boa apresentação era o suficiente para terem os números de vendas em alta. Nos dias de hoje é preciso dar foco no cliente e em seus comportamentos para impactar as suas vidas significativamente.

Para vender mais é preciso entender as dores dos seus clientes, quais såo os principais fatores que os levam a realizar uma compra, fatores que levam a tomarem decisões e identificar qual é a finalidade que o seu produto ou serviço impacta em sua vida.

E para entender todos esses fatores, antes é preciso conhecê-lo muito bem. Esse processo é conhecido atualmente por definição de persona.

Pensando nisso, queremos que após você ler esse artigo, aplique em sua empresa a definição da persona para entender as principais dores e motivadores de compra, usando as melhores técnicas que iremos abordar a seguir.

Você não é o potencial comprador ou o buyer persona

Antes de começar a definir o seu buyer persona, vale ressaltar que ele não é você. Por que eu digo isso, por que a maioria dos empreendedores e empresários tem o costume de definir o perfil do comprador baseando em suas próprias características e expectativas.

Como é construído uma persona

O processo de criação de persona é feito através de pesquisas, entrevistas e questionários. Nesse processo, você irá coletar dados relevantes sobre o seu público para criar o que chamamos de avatar do seu buyer persona. 

Lembrando, você não pode definir o seu buyer persona com base na sua visão pessoal em relação a seus clientes atuais e futuros. Então evite ao máximo o achismo, pois isso irá te poupar muito dinheiro na hora em que for realizar suas ações de marketing com o objetivo de impactar a sua persona.

Começando a construir o buyer persona

Agora que você já entendeu sobre buyer persona e o quanto é importante para o desenvolvimento do seu negócio como um todo e entende que impactará diretamente em suas vendas. Iremos mostrar algumas etapas fundamentais para a criação da sua persona.Etapas:

  1. Entrevistando os seus clientes
    1. Como abordar seu cliente para pesquisa
    2. Meios para fazer estas pesquisas
      1. Internet
      2. Impresso
      3. Telefone
  2. Perguntas chave para construção da persona
  3. Analisando os dados obtidos através das pesquisas

1 – Entrevistando os seus clientes

As entrevistas são muito importante para o seu negócio. Elaborar entrevistas com perguntas de forma inteligente, observar o comportamento e os feedbacks que seu cliente te dá sempre quando está em contato com você, o que ele diz, como ele se expressa. O que ele está falando do seu produto, principalmente. 

1.1 – Como abordar o seu cliente

Para que seu cliente prossiga e preencha ou seja entrevistado por você, é preciso que você o recompense pela sua disponibilidade, energia e sinceridade.

1.2 – Meios para fazer as pesquisas

Internet

Pela internet é muito simples e prático de enviar uma pesquisa, pode ser através de um website ou um formulário, como por exemplo o Google Forms.

Utilize das campanhas e promoções pela internet, através de uma página web para que o interessado responda algumas de suas perguntas.

Impresso

Tradicionalmente as pesquisas eram feitas em papéis, talvez você se recorde de ter preenchido algum formulário de satisfação da empresa que prestava algum serviço para você.

Esse modelo é muito utilizado por escolas profissionalizantes e também bastante aplicado em eventos de merchandising.

Telefone

Você também pode fazer as pesquisas por telefone, ouvindo assim as necessidades do seu cliente e também gerando um melhor relacionamento.

Nesse momento você irá ouvi-lo e em seguida transcrever tudo o que foi dito para a sua sua gestão de persona.

Perguntas chave para construção da persona

Quanto mais informações você obtiver sobre a sua persona melhor vai para a construção de campanhas, na abordagem de vendas e na melhoria dos seus produtos e serviços.

Mas convenhamos, ninguém gosta de ficar preenchendo exaustivos formulário perguntando dados como por exemplo, qual é o seu nome a sua idade, onde você trabalha, qual é o seu cargo e coisas do gênero. 

Por isso estamos te convidando a fazer apenas algumas perguntas e vamos dar exemplo aqui de como extrair boas informações sem muitas pergunta.

  • Qual é o seu maior sonho?
  • Como que você se vê no futuro?
  • Qual foi a sua pior/melhor experiência que já teve?
  • Do que você tem mais medo?

Essas perguntas irão te guiar no primeiro momento, mas depois você vai aos poucos colhendo mais informações com o decorrer do tempo. 

Os exemplo que foram citados acima, foram exemplo de perguntas que se respondida com sinceridade, você terá um belo mapeamento da sua persona.

Nessa hora utilize da sua criatividade para construir um questionamento bem curto para identificar as primeiras características da sua persona.

Analisando os dados obtidos através das pesquisas

Esse é um momento em que você irá analisar todas as respostas e encontrar os resultados mais semelhantes do seu público.

Existem muitas ferramentas hoje no mercado que vai te ajudar com esse processo que era feito antigamente através de papel e esses papéis de um alto custo pela logística que você teria que ter para deixar armazenado todo aquele número de informações, fora a manutenção das perguntas e inclusão de novas.

Hoje alguns CRM do mercado ajudam você a organizar todos esses dados sobre o seu cliente. O software é tão capaz de faz isso de uma forma eficiente em que, imagine que está querendo fazer uma campanha de vendas para o público masculino, o CRM é capaz de mapear as pessoas do sexo masculino em minutos e com outras informações que também forem necessárias e com esses dados filtrados prontos em suas mãos, já estará pronto para que comece a suas campanhas de uma forma muito mais performática porque você já sabe e conhece o público que está se comunicando.

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *