Vender para alguém que esteja procurando pelo o que você oferece é mais fácil do que atirar no escuro.

O sucesso da venda está ligada com um plano de prospecção de clientes bem estruturado. Improvisações e confiança em excesso podem causar atrasos e até perdas.­ Por isso, antes de sair procurando clientes, pesquise. A pesquisa é tão importante quanto a venda. É muito importante separar um tempo para preparar a prospecção.

Agora para te ajudar com uma melhor prospecção preparei algumas dicas, e ai curioso? então vem comigo.

1. Ofereça o seu produto a quem precisa

Nada mais frustrante do que receber indicações de compras que você não precisa. Veja se o seu produto se encaixa nos interesses da Empresa. Em outras palavras, estude o mercado e as empresas que você pretende prospectar.

2. Não misture as tarefas

Lembre-se: prospectar não é vender. O cliente não está esperando por isso e provavelmente não estará preparado para negociar naquele momento. O objetivo da prospecção é construir uma primeira parte do relacionamento entre você e seu futuro cliente.

3. Peça indicações aos clientes atuais

Você pode esperar que essas indicações aconteçam de forma espontânea ou mesmo ter uma estratégia de indicações, em que os clientes que você já tem em sua carteira indiquem outras empresas que se adequem ao seu produto. Em troca, ofereça descontos, bônus ou qualquer vantagem de negócio. Isso vai ajudar também a aumentar a ligação entre você e seu atual cliente.

4. Reveja clientes antigos

Muitas vezes, o seu cliente está mais perto do que você imagina. Faça a prospecção de clientes na sua própria carteira e veja há quanto tempo cada um deles não compra de você. Retome contatos, entenda o motivo de a conta estar parada. Fazer a lição de casa com os clientes que você já tem é tão importante quanto conquistar novos clientes.

5. Esteja on-line

Hoje em dia, fazer negócios exige também a presença no mundo digital. Você não pode desprezar essa plataforma, pois ela é uma mina de possíveis clientes. Mas a busca precisa ser qualificada. A internet pode levar a erros e é preciso ter cuidado para não cair em armadilhas.

6. Conheça o cliente

Informação é poder. Então, conhecer o cliente significa mais do que ter planejamento. Você mostra a ele que a empresa dele é importante e que sua companhia gostaria muito de tê-lo como parceiro. Pesquise sobre a empresa, sua atuação, seus produtos, suas necessidades. Leia sobre o mercado em que a empresa atua, Isso tudo é importante no momento do primeiro contato.

7. Visite feiras e convenções / Participe de grupos de vendas

São lugares ótimos para realizar contato com pessoas influentes e tomadores de decisão. Além disso, ajuda você a entender como o mercado está se comportando e quais serão as novidades futuras. Uma dica é participar de palestras e cursos nessas feiras. Lá estarão pessoas dispostas a aprender e que se interessam por coisas novas. A prospecção de clientes nesses ambientes abre portas promissoras.

8. Ajuste o foco

Tempo é a ação mais cara. Então, trabalhar seu tempo é essencial para a prospecção eficiente e para o sucesso do negócio. Prepare conteúdos relevantes nos e-mails. Saiba com quem você está conversando no telefone e se é essa pessoa que toma as decisões. Na hora de prospectar, tenha certeza de que a empresa tem o perfil do seu produto.

9. Prepare seu script

Evite improvisações no momento de conversar com o cliente. Prepare uma lista de questões que você deverá apresentar para o seu prospecte. Apresente-se, diga o nome da empresa e o produto que vende. Tente descobrir se o seu prospecte tem autoridade para comprar, se ele tem autonomia no orçamento e necessidade do seu produto. E lembre-se: ouvir também faz parte da prospecção de clientes. Deixe o seu contato falar, expor dúvidas. Transforme a prospecção em uma conversa.

10. Sempre defina os próximos passos

Ao fim do primeiro encontro com o futuro cliente, defina com ele qual será o próximo passo. Deixe claro o que você pretende – pode ser uma retomada da conversa ou uma apresentação. O importante é deixar isso claro, que ambas as partes concordem com o processo. Faça follow-up, mantenha contato. Passar de prospecção para cliente leva tempo. E o sucesso do negócio aumentará com esse contato permanente, que gera confiança e segurança. Nenhum cliente quer ter a sensação de que não pode contar com você no momento mais crítico. Lembre-se sempre encante seu cliente e faça dele seu maior fã.

E ai gostou das dicas? espero que sim. beijos e abraços

Até a próxima

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