Indicadores comerciais são estratégias utilizadas pela empresa para avaliar o desempenho de seus vendedores a respeito das vendas realizadas por estes.

Os indicadores comerciais buscam identificar quais foram os acertos e os erros cometidos no processo de venda par que assim possa ser ajustado a forma de atendimento, trazendo mais qualidade para as vendas e para os futuros clientes.

Além disso, esse modo de análise ajuda os gestores a identificarem quais são os funcionários que estão tendo mais sucesso no processo de vendas e quais os que estão tendo mais dificuldades.

Isso ajuda a empresa a aprimorar o seu serviço e dar suporte para os vendedores que, mesmo gerando mais satisfação dos clientes, possuem menor índice de vendas realizadas.

Para realizar essa análise de vendas, existem diversos tipos de indicadores comerciais conhecidos atualmente que podem ser utilizados para aprimorar o setor de vendas de uma empresa.

Pensando na importância dessa análise, separamos 3 importantes modelos de indicadores de vendas para você conhecer e poder utilizar em sua empresa. Confira a seguir!

1 – QUANTIDADE DE NEGÓCIOS FECHADOS

Uma das principais formas de indicadores comerciais é a análise da quantidade de negócios fechados.

Um vendedor pode atender muitos clientes e ter menos negócios fechados do que aqueles vendedores que investem em longos atendimentos para terem a certeza que realizarão as vendas.

Por isso, uma análise fundamental para bons resultados comerciais é priorizar o número de negócios fechados, e não apenas dar atenção ao número de atendimentos realizados.

Portanto, um vendedor que atende menos clientes, mas que fecha mais negócios, pode tirar um alto índice de lucro comparado ao que atende muitos clientes e fecha poucos negócios.

2 – CONVERSÃO EM LEADS

A conversão em leads é a capacidade do vendedor em transformar o potencial cliente em cliente efetivo por meio da venda do produto ou serviço ofertado.

Dessa forma, a análise da taxa de conversão é fundamental para a empresa identificar quais vendedores têm maior talento para transformar pessoas interessadas no produto ou serviço em efetivos futuros clientes.

Esse indicador é feito por meio da análise dos números de oportunidades que o vendedor teve e que conseguiu transformá-las em vendas.

Portanto, apenas atender clientes não basta, é preciso ter o talento para ir até o fim e conquistar novos clientes!

3 – CICLO DE VENDA

Outro importante indicador comercial é realizar a análise total do ciclo de vendas da empresa.

Esse indicador é fundamental pois proporciona um olhar amplo acerca de todos os processos realizados para que as oportunidades sejam, de fato, convertidas em vendas.

Portanto, a análise do ciclo de vendas é o que determinará se a sua empresa está tendo estratégias de vendas efetivas, ou não.

Por fim, utilizar esses e outros indicadores comerciais é fundamental para que a empresa conheça o seu setor comercial e saiba como está o andamento de venda de seus funcionários.

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