O desempenho no setor de vendas das empresas tem um peso importante para o sucesso, sendo responsável pelo faturamento do negócio. Deste modo, os resultados promissores dependem muito de uma equipe de vendas bem treinada, capacitada e motivada.

Manter o time de colaboradores da área de vendas sempre com disposição não é uma tarefa fácil, pois existem vários fatores internos e externos que podem afetar o desempenho dos funcionários, mas é uma ação crucial para o desenvolvimento de uma marca.

Deste modo, os gestores e responsáveis pelo departamento de vendas devem estar atentos, sempre analisando os números para entender o que acontece diariamente e em casos de problemas, buscar as melhores soluções para aumentar as vendas, identificando os ofensores e engajando a equipe.

O que fazer em casos de funcionários desmotivados?

A desmotivação profissional é algo que pode acontecer em diversos momentos, já que pode ser causada até por vários fatores da rotina diária. 

O tempo passando cada vez mais rápido, somado ao acúmulo de tarefas, cobranças e obrigações geradas por um mercado altamente competitivo, podem gerar a tal desmotivação, bem como questões de relacionamentos com a equipe, queda na produtividade, identificação de problemas ou questões pessoais.

Os profissionais do setor de vendas precisam fazer diversas análises periódicas para detectar possíveis fatores que causam a falta de encorajamento, bem como relembrar de seus objetivos e os da empresa, relacionando ambos para possibilitar o desenvolvimento do colaborador. 

Assim, após detectar as questões que podem estar impactando a rotina do colaborador, é preciso propor soluções que ajudem a motivar os funcionários, o que pode ser feito de diferentes formas, melhorando os resultados e engajamento.

Alguns sinais comuns de descontentamento no trabalho são:

  • Mau comportamento;
  • Discussão com os colegas de equipe;
  • Indisposição;
  • Ausências;
  • Atrasos.

Já entre os fatores que figuram entre os principais ofensores dentro da organização, ocasionando no descontentamento, estão:

  • Salário insatisfatório;
  • Falta de reconhecimento profissional;
  • Local inadequado de trabalho;
  • Demanda de trabalho maior do que a estipulada;
  • Falta de organização;
  • Comunicação ineficiente;
  • Falta de definição no horário de saída;
  • Gestores autoritários.

Estes são apenas alguns dos inúmeros fatores que podem gerar descontentamento nos colaboradores, comprometendo a rotina de trabalho da empresa.

Por isso, é importante estar atento aos sinais e perceber possíveis insatisfações. Para isso, os gestores podem verificar a presença de atitudes de forma repetitiva, como indiferença no momento de realizar as atividades, faltas, atrasos, conflitos constantes e queda de qualidade e produtividade nas tarefas.

Estes problemas podem acontecer em diversos segmentos, desde consultorios de aplicação de ozônio para emagrecer preço até em comércios. 

Assim, antes dos gestores iniciarem o processo de melhorias na empresa, é importante conversar com os funcionários a respeito do assunto para entender melhor a situação e pensar em soluções que beneficiem a todos.

Dar uma atenção especial ao caso de desmotivação da equipe de vendas e de outros setores da empresa é essencial para não ter problemas nos resultados, e uma forma de manter a moral é por meio da valorização dos colaboradores.

O funcionário precisa se sentir parte do time, ou seja, a rotina de trabalho precisa fazer sentido para ele e as ações precisam agregá-lo aos objetivos.

Organizar uma confraternização com todos os funcionários da empresa é uma ótima maneira de reunir a equipe para apresentar as novas ideias e projetos de trabalho, melhorando a integração e o ânimo. 

Esta é uma excelente oportunidade de incluir todos no novo projeto, algo que pode agregar motivação.

O que é motivação e por que ela é importante para a equipe de vendas?

A motivação é algo que acontece de dentro para fora, ou seja, são os desejos, sonhos e vontades das pessoas, podendo ser relacionados a outros aspectos para engajar.

Basicamente, há dois tipos de motivação que podem ajudar no ambiente de trabalho: a motivação interna e a externa.

Motivação interna

A motivação interna está diretamente relacionada às questões pessoais e emocionais das pessoas, mais do que as ações externas. 

Assim, podem envolver sonhos, objetivos, desejos, vontades e inspirações que estão diretamente relacionados ao motivacional e a busca de maneira para realizar esses objetivos.

Motivação externa

Já a motivação externa está ligada aos acontecimentos nos diversos ambientes de interação. Ou seja, envolve o próprio local de trabalho e residência.

Assim, algumas ações que ajudam no desenvolvimento dos colaboradores e fortalecem o engajamento são workshops, palestras motivacionais para a empresa, treinamentos e distribuição de prêmios.

Estes e outros fatores ajudam a equipe de vendas de epóxi para piso industrial e de outros segmentos a se manter motivada e dar o seu melhor durante a jornada de trabalho para somar bons resultados.

Como implementar soluções que aumentam a motivação da equipe de vendas?

Potencializar as vendas é sempre um grande desafio nas empresas, por isso os investimentos em motivar a equipe é algo muito importante para aumentar a receita e o desenvolvimento. 

Consequentemente, a satisfação dos colaboradores em trabalhar na empresa pode ser elevada, principalmente se houverem investimentos e ações para intensificar o engajamento e premiações.

Isto posto, buscar dicas para motivar o departamento de vendas é crucial para manter os bons resultados, garantindo o crescimento e prosperidade nos negócios. Algumas técnicas que podem ser aplicadas são:

Invista em capacitação da sua equipe de vendas

Os treinamentos são essenciais para que os funcionários se desenvolvam e se sintam valorizados, trazendo também mais segurança, além de facilitar a compreensão a respeito de todo o processo de venda de um preço de palmeiras para jardim, por exemplo.

O colaborador, ao perceber que a empresa investe em treinamentos e capacitação, pode se motivar mais, além de trabalhar com mais satisfação e qualidade, principalmente se o treinamento envolver os processos diários ou novas tecnologias aplicadas na rotina.

Dê feedbacks e saiba recebê-los

Um ponto muito importante no trabalho dos gestores é o famoso feedback para a equipe, buscando melhorias para equipe e de todo o processo. 

Reajustes em alguns pontos nos projetos é algo muito comum, mas ter um cuidado na forma em como isso será comunicado ao colaborador é primordial para não expô-lo a situações constrangedoras.

Se a cobrança é para toda a equipe de vendas, fazê-la para todos não há nenhum problema, mas se for algo pontual, uma conversa em particular com o funcionário é o ideal.

Dar feedbacks positivos é importante e estes não podem ser esquecidos, pois, estes motivam ainda mais os funcionários.

Saber receber feedbacks da equipe é outro ponto importante, ou seja, ouça seus colaboradores e o que eles tem a agregar no projeto, pois este detalhe pode fazer a diferença em todo o processo e no relacionamento como um todo.

Estabeleça metas alcançáveis e reais

Ter objetivos e metas bem definidas e que possam ser alcançadas é fundamental para a equipe realizar um bom trabalho e os objetivos da marca se manterem, desenvolvendo o negócio.

Assim, estabelecer um propósito é essencial para manter os funcionários motivados e agindo para a obtenção de um mesmo resultado.

Além disso, oferecer prêmios e bonificações são maneiras da equipe ficar mais unida e engajada para bater a meta, recebendo uma recompensa por seu bom desempenho.

O gestor da parte comercial da empresa pode fazer o acompanhamento do trabalho e assim verificar se tudo está sendo realizado, visando a qualidade.

Ofereça uma estrutura de trabalho adequada e confortável

O espaço de trabalho é algo importante, pois tem impacto direto na motivação, conforto e segurança do colaborador.

Isto posto, criar estratégias que permitam uma mudança de ambiente ocasionalmente pode ser interessante para motivação.

Analisar o preço coworking, por exemplo, é interessante para oferecer um ambiente de trabalho mais descontraído para a equipe de vendas. 

Do mesmo modo, criar um local para descanso ou atividades de interação em épocas específicas ou para comemorar os resultados de um mês.

Alguns gestores veem isto como um gasto, mas é necessário encarar como um investimento que pode salvar a empresa, principalmente em momentos de crise e de baixo desempenho. 

Um espaço adequado e equipamentos modernos podem ser um diferencial crucial para aumentar as vendas, tornando os processos mais ágeis e de qualidade, além de demonstrar a preocupação com a rotina dos colaboradores.

Ter ferramentas simples de operar é outro ponto importante para não deixar o funcionário desmotivado. 

Na área de vendas, um sistema de controle de entregas, por exemplo, é fundamental para controlar o estoque de modo eficiente e garantir que todas as mercadorias cheguem até o cliente no prazo estabelecido, permitindo o controle em tempo real dos vendedores sempre que necessário.

Realize reuniões para verificar os resultados

Encontros semanais e mensais com equipe de vendas é uma maneira dos gestores avaliarem os resultados, além de ter a oportunidade de debater a respeito do trabalho, melhorias e projetos novos. 

As reuniões permitem organizar melhor as estratégias para a semana/mês seguinte e permite que todos possam entender o que está acontecendo na rotina de trabalho, identificando os fluxos que podem ser otimizados e quais estratégias podem ser mantidas.

Demonstra a importância dos funcionários

Incentivos e ter uma postura de reconhecimento com o colaborador é essencial para deixá-lo mais motivado. Recompensas financeiras são interessantes, mas não é o mais importante.

Mostrar o quão importante o funcionário é para um despachante Florianópolis, por exemplo, é uma maneira de aumentar a vontade de trabalhar e assim a empresa poderá colher bons frutos, o reconhecimento entre os membros da equipe também é bastante efetivo.

Muitas pessoas não colocam o salário em primeiro lugar como motivação para trabalhar em uma empresa, escolhendo outros fatores como: pacote de benefícios, ambiente de trabalho, condições, entre outros detalhes.

Valorização do time

A equipe de vendas precisa se sentir valorizada para trabalhar com motivação e dando o seu melhor. Valorizar todos os funcionários é uma maneira de conseguir uma produtividade assertiva.

É muito importante que os colaboradores saibam os valores, visão e missão da empresa, pois conhecendo bem estes conceitos, é possível prestar serviços de montagem de câmara fria preço com mais qualidade e representando a identidade da empresa.

Lembre-se que a equipe de atendimento e vendas é a primeira a ter o contato com o cliente, e se estes funcionários estiverem satisfeitos e felizes, conseguirão passar ainda mais confiança e valor para os clientes, proporcionando uma equipe mais envolvida e engajada.

Adequação de cobranças e desenvolvimento do negócio

Os líderes e gestores devem evitar a cobrança excessiva pelas vendas. Ao invés de exigir número de vendas, cobrar ações que estimulem as vendas é algo mais coerente, após compreender e indicar opções para melhorar aspectos que possam estar afetando os resultados.

Exemplo de ações que podem ser aplicadas/otimizadas para a equipe de vendas é dividir as etapas necessárias para converter um cliente e acompanhar com os colaboradores, ao invés de cobrar o valor geral de vendas necessário no mês.

Deste modo, se o negócio atua com a fabricação/venda de porta de ferro, cobrar e acompanhar ligações, visitas aos clientes e outras estratégias são maneiras mais efetivas de alcançar o resultado final e atentar às necessidades dos vendedores.

Assim, será possível criar fluxos e até argumentos mais efetivos para “convencer” as pessoas a comprar porta de ferro, gerando um excelente faturamento para a companhia.

Deste modo, os investimentos de tempo e elaboração de métodos para motivar os funcionários são modos de aumentar as vendas, gerando ótimo faturamento, popularidade e credibilidade no ramo de atuação, algo muito importante aos empresários.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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