Você já ouviu falar sobre Customer Relationship Management (CRM) ou, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente? Trata-se de uma ferramenta na qual você cadastra as pessoas para as quais você pretende vender produtos ou serviços, ou aquelas para as quais já vendeu.

A solução pode (e deve!) ser utilizada por empresas de quaisquer segmentos e portes, com o objetivo de facilitar o controle de todas as oportunidades de vendas, seja para quem nunca comprou de você, seja para quem já comprou (o cliente recorrente, por exemplo).

Neste artigo, entenda o que é Customer Relationship Management e como esse recurso pode otimizar o processo de vendas do seu negócio, além de maximizar a sua lucratividade em cima do maior ativo que a sua companhia tem: os consumidores. Uma boa leitura!

O que é Customer Relationship Management?

CRM é a base de todo processo estruturado de vendas. Apesar de ser, ainda, pouco valorizada no território nacional, a ferramenta é imprescindível para a gestão e a otimização de processos de relacionamento e de fidelização de clientes.

Além de oferecer subsídios para o gerenciamento de listas de contatos segmentadas, o CRM permite que qualquer pessoa autorizada acesse, com facilidade, o histórico de atendimento e as informações mais importantes sobre o consumidor que se pretende prospectar ou nutrir (nome, gênero, idade, contato, preferências, necessidades, estágio de compra).

Porém, um sistema de relacionamento com clientes pode ser implementado também com outros propósitos, inclusive decorrentes daqueles já mencionados, conforme elencado abaixo:

  • Melhorar a comunicação entre colaboradores e setores de uma companhia;
  • Facilitar a identificação e o controle de demandas, bem como o acesso;
  • Monitorar o desempenho e as estratégias de determinada equipe comercial;
  • Servir de suporte para a tomada de decisões empresariais importantes.

É importante lembrar que o CRM da sua empresa deve ser vinculado ao seu meio de pagamento – mesmo que manualmente – para que você e a sua equipe comercial calculem o Lifetime Value (LTV) de cada cliente e acompanhe quem é o seu melhor público no que se refere a ticket médio, recenticidade e frequência de compra.

Todas essas informações, quando registradas de forma objetiva, auxiliam na criação de estratégias de vendas mais efetivas, baseadas no comportamento de cada grupo de clientes.

CRM: custo ou investimento?

Diferente do que muitos pensam, o Customer Relationship Management não é um custo, um gasto desnecessário. Muito pelo contrário. É o melhor investimento que você pode fazer para alcançar, em pouco tempo, retorno mais do que satisfatório na sua empresa.

Você, provavelmente, está se perguntando o porquê… Eu explico: porque – além de facilitar a rotina de trabalho de um time de vendas – esse recurso reduz substancialmente os custos operacionais da organização (em termos de tempo e dinheiro), já que propicia ações comerciais mais assertivas e condizentes com as dores de públicos-alvo específicos. Isso, sem dúvidas, torna a experiência de compra mais agradável e evita retrabalho.

Como nós podemos ajudar você a otimizar o seu relacionamento com o cliente?

Agora que você já sabe o que é Customer Relationship Management e a sua importância para quaisquer negócios, chegou o momento de entender como você pode se beneficiar da nossa ferramenta de CRM e, ainda, adquirir vantagem competitiva frente à concorrência.

Aqui, nós entregamos a você não apenas um funil de vendas, mas uma ferramenta comercial robusta, capaz de gerar relatórios inteligentes com foco na comunicação interna do time e na fidelização de clientes.

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