Se sua empresa trabalha com vendas e tem dificuldades para administrar dados de consumidores e conhecer suas preferências, seu negócio jamais será escalável. Por isso, uma ferramenta que já se tornou indispensável para as empresas é o CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente).

Como o nome sugere, o CRM é um software que registra e organiza todos os dados dos consumidores que interagem com a sua empresa, melhorando a experiência do cliente e estimulando a fidelização dos mesmos.

Quer entender de forma mais prática como o uso do CRM otimiza a rotina das empresas? Veja seis vantagens do sistema para o crescimento do seu negócio:

Estreita a relação com os clientes

O CRM armazena todos os registros da interação entre empresa e cliente. Este alto número de informações cadastradas permite que sua empresa adote uma comunicação personalizada, isto é, entendendo desde as preferências deste consumidor até o seu comportamento de compra.

Com um discurso de venda mais assertivo, você estabelece um laço mais afetivo com o seu público, estimulando a fidelização do mesmo a partir da confiança que ele enxerga na sua empresa.

Qualificação de leads

Um bom CRM também compreende o cadastro dos leads, ou seja, aquele cliente em potencial que tem grandes chances de fechar negócio com a sua empresa.

A partir dessas informações, você consegue inseri-lo no seu funil de vendas e o direciona munido de informações ao time de vendas, que encontrará um cliente mais qualificado para o momento da compra.

Aumento do ticket médio do cliente

A partir do comportamento de compra de cada cliente, você pode oferecer produtos que ele tenha mais propensão a adquirir e, desta maneira, aumentar o seu ticket médio.

Melhora a comunicação interna

O CRM centraliza dados de diferentes setores e pode ser acessado de forma remota, através da nuvem. Com isso, a comunicação entre tais departamentos flui de uma maneira mais otimizada, pois todas as informações cruciais estão concentradas em um único local, diminuindo as falhas de comunicação que colocam em xeque qualquer estratégia.

Facilita a integração de equipes

Quer fazer o seu time de marketing e vendas trabalharem juntos? Então você precisa de um CRM! Mesmo trabalhando em espaços físicos diferentes, os setores compartilham informações de maneira mais prática (pegando o gancho do tópico anterior) e ganham a oportunidade de fazer ações conjuntas que potencializam o alcance do seu negócio.

Fundamenta a tomada de decisões

O monitoramento da equipe de vendas é uma pedra no sapato para muitos líderes, em virtude da quantidade de informações a serem geridas.

Desta forma, a centralização de dados a partir do CRM também facilita o trabalho dos gestores, que podem medir a produtividade do time a partir de relatórios de desempenho, conhecer o público da empresa e, assim, identificar oportunidades que fundamentem a tomada de decisões cruciais para o negócio.

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