Não importando o porte de seus negócios, os empreendedores de sucesso sabem que vender é importante, mas não é tudo. Acompanhar o cliente no pós-venda e supervisionar a geração de leads faz parte e influencia no faturamento.

O CRM (Costumer Relationship Management) consiste em práticas que visam criar e melhorar o relacionamento com os clientes efetivos e os potenciais. O objetivo dessas práticas deve ser sempre a fidelização e a satisfação de quem já é cliente e selecionar estratégias para converter leads.

Automatização

A melhor maneira cuidar do relacionamento com os clientes é a automatização dos processos. Um sistema CRM traz métodos de manter o contato com os clientes, para o empreendedor e seus colaboradores continuarem atualizados sobre as necessidades dos clientes. A automatização envolve tarefas de follow-up, como ligações e e-mails.

Contém um cadastro que informa seus dados e o que compraram, de forma geral. Quanto aos leads, o CRM pode exibir uma pipeline para que o gerenciamento fique mais fácil. Os sistemas também podem dispor de uma ferramenta para selecionar o estágio do funil de vendas a ser analisado e, assim, ter um controle mais adequado sobre os potenciais clientes.

Casos de sucesso

Muitas empresas, após a implantação do CRM, viram seu faturamento aumentar, conquistaram novos clientes e tiveram sucesso em fidelizar os que já existiam. Confira agora cases de sucesso de grandes empresas.

Bradesco

Segundo o gerente de CRM Fernando Mendonça, desde a implantação do CRM, o Bradesco consegue atingir melhores resultados financeiros, pois o sistema possibilita uma visão mais ampla sobre as necessidades dos clientes.

Unimed

A divisão regional da Unimed no Vale do Taquari e em Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, usava planilhas do Excel antes da implantação do sistema CRM. Isto simplificou a forma como as informações sobre os clientes eram armazenadas. As unidades do Centro-Oeste de São Paulo implantaram o CRM em 5 meses. O resultado foi um ganho de tempo de 25% no atendimento aos beneficiários.

Perdigão

Um estudo de caso apontou um aumento da participação no mercado de 7,5%. Outro ponto positivo da implantação do CRM foi a redução do tempo de resposta às reclamações de consumidores e a solução de problemas: cerca de 30 dias a menos.

Fiat

A gerente de CRM da Fiat, Patrícia Pessoa declarou que, com o sistema, o perfil do comprador ficou mais claro. Ela diz que o CRM possibilita avaliar se determinado produto atingiu os objetivos. Mencionou também que o sistema oferece um acompanhamento da evolução econômica de um cliente e, assim, a possibilidade de adquirir modelos de maior valor futuramente.

Dimep

Para Rafael Tavano, gerente de negócios da Dimep, a integração do sistema de CRM com o ERP já existente fez o fluxo de trabalho na organização melhorar. Segundo ele, assim que um colaborador lançasse uma venda, toda a gestão já ficava sabendo das informações sobre o cliente de forma rápida.

Esses são apenas algumas das organizações que conseguiram aumentar o faturamento com a aplicação de um sistema CRM. Ganho de tempo e maior facilidade de rastrear o perfil do cliente estão entre os benefícios para estas empresas. O seu negócio pode sair ganhando também. Faça a sua inscrição na nossa newsletter para ficar sempre atualizado!

0 Shares: