Se o time comercial ainda não dá os resultados desejados, e sequer consegue bater a meta, pode ser que um dos motivos seja a falta de uma boa gestão. Se você é gerente no setor saiba que precisa monitorar o desempenho da sua equipe comercial.

Assim, terá informações exatas em mãos para verificar aquilo que precisa ser melhorado e incentivar a sua equipe. Sabemos que não é fácil dar conta de uma gestão sem as ferramentas corretas para isso, o mesmo vale na hora de coletar indicadores.

Então, vamos abordar, aqui, formas de monitorar esse desempenho. Veja!

Não faça anotações manuais dos resultados da equipe

Vivemos em um tempo em que não é mais suficiente trabalhar com anotações manuais. O levantamento de dados e seu uso para traçar estratégias de aumento de vendas exige ferramentas para isso.

Sabemos que essas formas obsoletas podem dar margem a erros humanos. Além de, claro, trazer maior dificuldade para criar objetivos para todos os colaboradores do time de vendas. No final, você perde tempo e não alcança o que deseja.

Tenha uma lista dos seus indicadores de desempenho

Para avaliar o crescimento da equipe é preciso avaliar os mesmos indicadores de desempenho. Para cada área existirá um grupo de indicadores mais interessantes para serem monitorados.

A exemplo da área de vendas temos os números de conversões, além de ticket médio e tempo gasto em cada venda. Esses são apenas alguns exemplos, reúna o máximo e avalie os melhores indicadores para seu time.

Por isso, saiba selecionar os indicadores mais relevantes, isso porque não adianta ter em mãos um emaranhado de dados coletados sem um objetivo certo.

Trace metas dentro da realidade da empresa

A comunicação entre o gestor e sua equipe também são fundamentais para monitorar e dar feedback. Por isso, na hora de traçar as metas do time é preciso ser claro, além de estabelecer uma meta possível para seus colaboradores.

Não adianta criar metas fora da realidade e produzir colaboradores frustrados toda semana ou todo mês. Seja objetivo ao explicar as metas e procure resultados alcançáveis.

Você verá que na medida em que essas metas forem quebradas, a sua equipe vai estar empenhada a sempre trazer resultados melhores. Isso faz toda a diferença para seu time.

Seja um líder comprometido com sua equipe

Por fim, é importante lembrar que mais do que números, você lida com pessoas, então não se esqueça de que deve trabalhar ao lado da equipe e motivar seus colaboradores. Os resultados são muito melhores quando você opta por uma comunicação assertiva, não apenas dá ordens.

Afinal, além de recursos atualizados, reuniões e acompanhamento do time, você precisa estar ativamente no dia a dia dessas pessoas. Sem dúvidas os resultados serão mais satisfatórios. Então, saiba como direcionar essas pessoas e comunicar-se com elas no dia a dia.

Há muitos talentos no seu time de vendas, por isso é tão importante monitorar o desempenho da sua equipe comercial. E o que não faltam são opções, sejam em recursos ou na sua postura perante esses colaboradores.

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