Qual a importância da negociação?

Toda relação humana depende de negociação, não só no trabalho, mas também na vida pessoal. Durante nosso dia a dia, estabelecemos acordos e negociamos todo o tempo em diversos tipos de situação, seja no trabalho ou em resolução de conflitos. Basicamente, negociação é resolver uma circunstância com um acordo que seja bom para ambos os lados, estando todas as partes satisfeitas com a solução encontrada.

A sua empresa depende de negociação, é o alimento que fará o seu negócio crescer. Existem técnicas que, se aplicadas corretamente, irão alavancar suas vendas por meio de negociações mais assertivas e lucrativas. Preparamos esse artigo com dicas importantes que irão te ajudar muito a obter melhores resultados, continue com a gente!

Como negociar de forma mais assertiva?

Como falamos acima, todas as partes precisam se encontrar satisfeitas com a solução, por esse motivo deve-se ter em mente os objetivos de cada um, o quanto cada parte pode e quer ceder e principalmente a ética. Uma boa negociação pode garantir a fidelização dos clientes e o reconhecimento da sua marca. Veja abaixo as dicas que preparamos para você:

1. Planeje: Tenha uma visão clara do produto e do cliente que você deseja atingir. Dessa forma, você já entenderá o perfil do mesmo, os empecilhos que podem surgir, o que ele espera da negociação. Com a criação de uma persona, você consegue elaborar campanhas mais específicas e se preparar melhor para uma negociação.

2. Ouça mais: O cliente sempre espera que seus desejos e frustrações sejam ouvidos. Ele precisa saber que seus pontos de vista são importantes, além ajudar você a elaborar uma estratégia mais assertiva para o caso dele.

3. Empatia: O cliente precisa ser envolvido para que a sua marca se destaque das demais. Alguns vendedores utilizam o espelhamento para que o cliente se sinta mais familiar (imitar sutilmente alguns gestos do cliente) e isso pode ajudá-lo a gerar empatia. Além dessa, a psicologia sugere muitas outras técnicas.

4. Seja amigável, mas não amigo: É uma técnica muito aplicada, você faz o seu cliente se sentir importante e vital para a negociação, mostrando o quanto você está disposto a fazer pelo negócio, mas também é objetivo quanto ao processo como um todo.

5. Utilize gatilhos mentais: Na intenção de induzir o cliente a concluir a negociação, os gatilhos são ótimos aliados, pois eles são capazes de despertar nas pessoas alguns aspectos emocionais e instintivos que podem levá-las a decidir pela compra. Geralmente se você oferecer estímulos positivos, as pessoas respondem positivamente também.

6. O melhor para o final: O arremate da negociação precisa ser impactante, se a pessoa ainda tiver dúvidas e você arrematar com todas as vantagens que puder oferecer, a balança com certeza penderá a seu favor. Essa é a técnica de negociação mais estratégica do mercado. É nesse momento que você pode surpreender o cliente com um brinde.

Pronto para começar?

Agora que já vimos algumas dicas muito importantes de negociação, que tal aplicá-las no seu dia a dia? Com essas mudanças, você poderá transformar mais negociações em vendas efetivas e alavancar as suas vendas.

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