Olá!
Hoje quero tratar de um assunto importantíssimo com você.
Antes de mais nada quero que responda, mesmo que internamente, as seguintes perguntas:

Quando um cliente liga para a sua empresa, é você que atende?

Se sim, como você passa esse cliente para o comercial?

 Já aconteceu de o cliente te ligar e falar que o comercial ainda não o atendeu?

Mesmo que a resposta de alguma das perguntas acima tenha sido “não”, ou você não seja a pessoa responsável por atender a ligação, é importante que você leia o que eu tenho a te dizer a seguir.

É IMPORTANTE SABER ATENDER

  Em vendas ser a pessoa que liga é importante, mas não é o único fator que será decisivo para o processo de vendas, saber atender é fundamental.

 Geralmente, o atendente de uma empresa é o primeiro a ter contato com o cliente, tanto com potenciais clientes, quanto com clientes que estão no processo de compra ou até mesmo clientes que já compraram. Por exemplo, se surge algum problema ou alguma dúvida e o cliente liga na empresa, o atendimento vai ser o que vai mudar como esse lead enxerga a empresa. Se o problema for resolvido de maneira simples e com um atendimento que seja agradável, é provável que o lead acabe o atendimento satisfeito, e feche com você, ou caso já seja cliente, te indique para outras pessoas. Por outro lado, se o atendimento for preguiçoso, burocrático e ineficiente, o efeito será contrário. O lead sairá da conversa frustrado e provavelmente vai abrir mão de fechar negócio com você ou até mesmo poderá cancelar seus serviços caso já seja cliente.

 É por isso que um bom CRM é indispensável para garantir que o primeiro cenário sempre se realize, e que o segundo jamais aconteça. Um atendente pode realizar um trabalho bem mais completo e personalizado se tiver todas as informações sobre o cliente na palma da mão, ou melhor, na tela do computador ou celular.

 Outro fator que ressalta a importância do CRM para o atendimento é que, sem o sistema, você corre o risco de cometer alguns erros como: não escutar de fato as reclamações dos seus clientes ou não anotá-las, passar informações incorretas para o cliente, não saber se o cliente já foi ou está sendo atendido, não saber o que exatamente a empresa está trabalhando com aquele cliente, entre outros.

 Quanto mais você conhece seu cliente, melhor será seu atendimento e consequentemente seu relacionamento com ele.

 Além disso, é interessante que o atendente esteja incluso também até o fim do processo de vendas visto que é o primeiro a ter contato com o cliente, além de ser a pessoa responsável por direcioná-lo para o vendedor certo, o crm é ideal para que o atendente saiba receber bem o cliente e para que ele consiga direcionar corretamente para o time comercial da empresa. 

Se você faz parte do comercial e também é a pessoa que atende, é ainda mais indispensável procurar a ajuda de um bom CRM, para que assim que desligar a ligação, você possa registrar o cliente no funil, anotar o que foi trabalhado na reunião e a partir daí dar continuidade ao seu processo de venda com esse cliente, além de fazê-lo bem feito!

   Bom, para finalizar é importante ressaltar que o atendimento é um dos pilares mais importantes da sua empresa, é o que ajudará você a fidelizar e fortalecer a sua base de clientes.

 Desde o primeiro contato até o fechamento da venda, o cliente precisa receber um atendimento que seja personalizado para ele, para que futuramente ele possa se lembrar da sua empresa!
Onde ele foi bem atendido? Onde o conheciam bem? Onde falaram com ele de uma maneira personalizada? Onde encaminharam ele bem, sem demora e sem transferência desnecessária de ligação? Onde otimizaram o tempo precioso dele, o atendendo sem burocracia? Na sua empresa!

Gostou do artigo, comente abaixo sua opinião e me diga: você sente que seu atendimento poderia melhorar? Se sim, o que falta para você contratar um CRM?!

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E não se esqueça, encante seu cliente e faça dele seu fã!

Até a próxima pessoal, abraços.

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