O CRM (Customer Relationship Management) trata-se de uma estratégia que tem como foco o cliente. Todos os departamentos da empresa precisam ter essa pessoa como objetivo final. Deixar o cliente satisfeito e oferecer um atendimento de excelência são algumas das coisas nas quais ter um CRM ajuda e, sem dúvida alguma, a sua empresa deseja isso.

Na verdade, o atendimento pode ser considerado um ativo da empresa e também um grande diferencial. Por que, mesmo com grandes empresas no mercado e rede de lojas, muitas pessoas ainda preferem comprar naquelas lojas de bairro e menores? 

Por causa do atendimento. É mais íntimo e mais agradável. O consumidor é tratado não apenas como um cliente, mas como uma pessoa com desejos, vontades e expectativas. É dessa forma que o CRM funciona para as empresas. Ele consegue transformar o relacionado entre o empreendimento e o consumidor e é aqui onde está a grande sacada do negócio.

Entenda um pouco mais sobre o CRM, como ele funciona e de que maneira ele poderia ajudar a sua empresa a oferecer um atendimento de excelência e, é claro, aumentar as vendas. Confira!

Como funciona o CRM?

Vamos pensar em como é o seu dia a dia como consumidor. Você certamente já escolheu uma empresa principalmente por conta do bom atendimento. Isso, geralmente, acontece muito com negócios que oferecem serviços, mas também ocorre com quem vende produtos. 

Esse pensamento vem à mente justamente porque você, assim como qualquer outra pessoa, deseja ser bem tratado. Então, valoriza a empresa que possa te oferecer isso. O mesmo acontece com o seu cliente ou lead (cliente em potencial).

E, para oferecer o melhor atendimento, o primeiro passo é conhecer bem os seus clientes: hábitos, vontades, rotina, status, entre outros. É justamente aqui que o CRM entra.

Essa estratégia vai ajudá-lo a ter um maior conhecimento sobre os seus clientes e consumidores em geral. Para isso, você vai precisar de uma ferramenta ou um software no qual poderá armazenar essas informações. E quanto mais informações você tem, mais conseguirá entrar em contato com o cliente no momento certo e oferecer o produto ou serviço ideal.

O CRM é algo antigo

Falando da estratégia em si, o CRM não é algo novo. Podemos falar por exemplo, das feiras livres dos bairros. Normalmente, você só compra em uma barraca uma determinada fruta e, por causa disso, o dono dela já o conhece. Às vezes, pode ajudar a separar as melhores frutas ou já deixá-las guardadas para quando chegar. Por causa do CRM, você sabe, por exemplo, que esse cliente gosta de uma banana mais verde e assim, separa as que são de sua preferência.

Viu como o CRM já faz parte da vida das empresas e dos pequenos negócios há muito tempo? A diferença é que, hoje em dia, temos a tecnologia para nos ajudar e evitar alguns erros.

Como encontrar um bom software de CRM para empresas?

O primeiro passo é descobrir o que esse software é capaz de oferecer. Ele tem armazenamento na nuvem? Consegue separar os seus clientes de acordo com o funil de vendas? Guarda o histórico de conversas com os seus clientes? Possui um assistente de vendas virtual?

Essas são algumas das ferramentas mais interessantes para ter um o software como esse. Mas, o mais importante, é o suporte que a empresa fornecedora de CRM é capaz de oferecer.

Se a sua equipe nunca trabalhou dessa maneira, certamente você precisará de um maior suporte, especialmente, no primeiro momento. Além disso, se o software der qualquer problema, você precisa ter a quem recorrer. Imagine a sua empresa em épocas como Black Friday ou Natal com problemas no CRM e não ter a quem recorrer? Isso se reflete em atendimento ruim e perda de vendas.

O CRM ajuda apenas no atendimento?

Não. Essa pode ser a função principal dessa estratégia, mas com certeza não é a única coisa que faz. Outra grande vantagem que o CRM oferece para as empresas é a capacidade de ajudar na tomada de decisões.

Você vai passar a decidir o rumo da empresa com base em dados, em informações concretas sobre os seus clientes. É uma ótima maneira de entender, por exemplo, uma mudança de comportamento e se adaptar a isso.

Digamos que, um produto que antes vendia muito, começou a ficar parado no estoque. O CRM pode ajudá-lo a descobrir porque isso está acontecendo com base nas escolhas e estilo de vida dos seus clientes. Será que os clientes mudaram? Por que eles não estão mais precisando desse tipo de produto? As respostas podem salvar o seu negócio e fazer com que ele se adapte às novas formas de consumo. 

Tem um pequeno negócio? Descubra como o CRM também pode ajudá-lo a ter muito sucesso nessa caminhada!

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