Antes que você aprenda usar a cultura organizacional da sua empresa para aumentar suas vendas, vamos falar resumidamente o que é essa tal de cultura organizacional. Se você não construiu uma cultura na sua empresa, acredite, ela se fez. Mas como? Através de hábitos, crenças, políticas, modo de agir ou falar, valores, enfim… isso é a definição de cultura organizacional. E quando ela é bem definida entre você e seus colaboradores todos caminham para o mesmo destino: o resultado. Agora vamos ver como a Cultura pode te fazer vender mais.

“SE VOCÊ NÃO SABE AONDE IR, QUALQUER CAMINHO SERVE. ” 

Você já deve ter ouvido essa frase. E isso se aplica muito bem aos seus colaboradores. Tenha em mente que seu objetivo precisa ser o mesmo de seus colaboradores. Um exemplo: seu objetivo é duplicar as vendas durante esse ano em relação ao ano passado. Se isso não fica bem exposto para seus colaboradores, se eles não sabem que o objetivo é esse, então qualquer caminho serve. Deixe sempre alinhado com aqueles que podem te ajudar a realizar sua meta, qual é o objetivo que a empresa quer bater e onde a empresa quer chegar! O mesmo motivo pelo qual você acredita que sua empresa é capaz disso, precisa estar presente nos seus colaboradores. É muito importante que isso seja estimulado todos os dias, e quem sabe, quando a empresa bater aquela meta ou chegar naquele objetivo, todos os envolvidos ganharem uma recompensa?!

TER UMA CULTURA PERFEITA, É TER UMA VANTAGEM COMPETITIVA 

Sua cultura e sua fonte de informações são as suas únicas vantagens competitivas que você tem a longo prazo. O restante do que forma sua empresa pode e será copiado. 

Você concorda que hoje quase todos os produtos que existem, pelo menos uma pessoa tenta fazer igual ou um forte concorrente consegue até chegar na mesma qualidade que seu produto ou serviço? Pois é. Isso nunca acontecerá com a cultura da sua empresa. Os valores, as políticas, o modo de agir, falar ou pensar ninguém consegue copiar. Um time bem estruturado que segue os mesmos valores, pode até existir em outra empresa, mas não da forma que sua empresa faz. Você provavelmente já ouviu falar da cultura organizacional da empresa Google, certo? Caso a resposta seja não aqui vai algumas coisas que a compõem: festas, ambiente descontraído, refeições gratuitas, viagens. E aí que chegamos a explicação desse tópico: funcionários felizes rendem mais. Logo, aqueles colaboradores vão dar o melhor de si e acredite, não pelos mimos, mas pela cultura da empresa. Seu concorrente pode ter o mesmo produto, mesmo preço e mesmo salário mas se sua empresa deixa os funcionários felizes e satisfeitos através da cultura, você está à frente.

SEUS COLABORADORES SÃO OS PRIMEIROS A SEREM ADVOGADOS DA MARCA

Temos certeza que você já viu uma discussão entre qual marca entre duas de celulares é a melhor… resolução da câmera, bateria, enfim, você já até deve ter pensado em duas. Essas pessoas são chamadas de “advogados da marca”, por mais que no caso citado existam outros motivos pelas pessoas advogarem a marca, podemos fazer com que esse fenômeno ocorra por motivo da cultura organizacional de uma empresa. 

Imagine só que um colaborador ama como ele é ouvido dentro da empresa, como ele é valorizado e como ele se sente realmente confortável estando dentro daquela organização. Ele com certeza vai ser um “advogado da marca, da empresa” de onde ele trabalha. E qual a função desses advogados? Algum deles são:

  • Recomendam a marca/empresa e argumentam (muito bem) do porque ela é melhor que a concorrência.
  • Se relacionam com a marca/empresa de forma duradoura e comprometida.
  • Existe uma paixão pela marca/empresa, o que dificultada de a mesma ser trocada por outra com facilidade.

Resumindo, esse cargo de “advogado da marca” é o melhor boca a boca que existe.

Poderíamos citar várias outras formas de como a Cultura Organizacional causa impacto nas vendas da sua empresa, mas seria uma longa lista. Colaboradores satisfeitos, confiantes e valorizados, valem mais do que qualquer outro recurso da sua empresa, pois são eles que geram resultados e entregas. 

Os efeitos de uma Cultura Organizacional Positiva são sentidos diretamente nos resultados finais da sua empresa, sendo um fator de grande influência para o sucesso ou fracasso do negócio. 

Percebeu como implementando uma Cultura Organizacional positiva te faz vender mais? Não deixe de identificar o tipo de Cultura que sua empresa tem hoje e trabalhar diariamente para que ela seja perfeita. Vista a camisa da empresa com seus colaboradores e se dedique ao time que você faz parte.

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