Os empreendedores que trabalham no setor varejista, principalmente, sempre tem algo para aprender, e o clientecentrismo se torna a bola da vez para aqueles que querem prosperidade empresarial.

Apesar do termo ser novo, sua prática precisa ser adotada em todo o processo de um empreendimento, bem como é presente desde o início das relações de venda.

Contudo, muitas empresas não percebem a importância fundamental que os clientes possuem para o sucesso de qualquer empreendimento comercial, sendo que eles são fundamentais para o desenvolvimento e lucros.

Os empresários que trabalham sem um planejamento comercial adequado tendem a fracassar, pois não percebem que os hábitos de consumo estão mudando, principalmente com a evolução da tecnologia. 

Desse modo, é  preciso olhar para além do lucro de cada mês e as metas a serem alcançadas, e batidas, pelos funcionários, identificando as medidas que proporcionam tais resultados.

A implementação da internet e, consequentemente, a expansão do e-commerce com as lojas virtuais e marketplaces tomando espaço na vida dos consumidores, os empreendedores precisam se adaptar ao novo cenário.

Isso leva a um novo patamar em questões que envolvem a relação entre marcas e clientes. Como a questão do clientecentrismo que envolve o consumidor como centro de interesse em diversos aspectos da empresa.

Antes de seguir para a forma como implementar essa cultura dentro da realidade corporativa empresarial ou comercial, é importante lembrar que se trata da jornada da compra e toda a experiência que o cliente tem em relação à solução de um problema apresentado.

Assim, é necessário acolher o cliente da melhor forma possível, disponibilizando todas as possibilidades que estão ao alcance da empresa. 

Apontar os caminhos, e seguir junto, mantém um cliente fiel à marca e, melhor, se torna um divulgador natural para potenciais consumidores.

Comece com o envolvimento da equipe de trabalho

A manutenção de uma equipe produtiva na formação empresarial faz parte do clientecentrismo, pois são funcionários que podem, em algum momento, estar diante de um consumidor para esclarecer dúvidas e apresentar os produtos e serviços de forma sugestiva.

Sendo assim, faz parte da cultura do clientecentrismo formar uma equipe que esteja envolvida em todos os trâmites que estão relacionados a apresentar soluções para os clientes de forma clara, personalizada e disposta.

Para formar uma equipe ideal, é preciso verificar quais as finalidades da empresa, para que possa contar com profissionais de diferentes áreas. Com isso é possível verificar:

  • Colaboração multidisciplinar;
  • Equipes qualitativas.;
  • Funções definidas;
  • Gestão compartilhada.

Um despachante em londrina precisa contar com funcionários que entendem do serviço. 

Também é necessário manter um atendimento omnichannel, para manter diferentes canais de comunicação em aberto, bem como utilizar ferramentas que permitam unificar esses contatos, tornando os atendimentos melhores.

Dessa maneira os clientes podem iniciar um processo de contratação a partir de uma publicação em uma rede social, dar continuidade pelo e-mail ou telefone, até ter o serviço finalizado. 

O clientecentrismo também envolve o pós-vendas, o que é necessário em qualquer esfera comercial.

Assim, atender os clientes após os serviços prestados demonstra que todo o trabalho foi feito da melhor maneira, mas a empresa está à disposição caso tenha qualquer imprevisto.

Ofereça serviços que estejam ao alcance

Uma empresa deve estar sempre presente na vida do consumidor. Seja por meio de lojas físicas, seja com o uso da propaganda em mídias tradicionais e digitais, seguindo a tendência da evolução da tecnologia.

Como o clientecentrismo envolve oferecer o que há de melhor aos consumidores, é preciso proporcionar experiências que possam ser compartilhadas de alguma maneira, seja pela empresa, seja por que faz uma compra e tem a satisfação garantida.

Quando um cliente precisa contratar uma empresa de plastico bolha, a empresa que trabalha prestando esse tipo de serviço deve estar à disposição do início ao fim. Ou seja, até a entrega dos documentos. 

Dentro desse escopo, tudo que estiver ao alcance da empresa deve ser realizado conforme os procedimentos e adequações necessárias às questões burocráticas envoltas nesse tipo de serviço.

No entanto, se esse mesmo cliente está de mudança, ou faz a venda do veículo para uma outra pessoa, a empresa pode indicar um despachante em Londrina de confiança e, assim, manter o cliente no radar de alguma maneira. 

A experiência do consumidor passa para um patamar que alcança confiança e reconhecimento do preparo técnico por parte da empresa. 

Isso demonstra que o clientecentrismo está dentro do alcance e das possibilidades de apresentação de solução para os clientes, favorecendo todos os que estiverem envolvidos na transação.

Desenvolva planejamentos estratégicos e pontuais

A preparação de um planejamento adequado à realidade da empresa deve ser desenvolvido desde o início. 

Isso envolve diversos detalhes que não podem passar despercebidos e, com isso, poder atender o cliente sempre que necessário. 

Quando se trata de uma empresa de  montagem de câmara fria preço, é necessário identificar quais os potenciais clientes, onde eles estão, suas necessidades e como será o envio dos produtos dentro de um prazo adequado. 

Aqui trata-se de um cenário B2B (Business To Business), e o clientecentrismo também entra em ação e deve ser levado em consideração de qualquer maneira, principalmente devido a oportunidade de parceria a longo prazo. 

O desenvolvimento de um planejamento estratégico, inclusive de pesquisas de palavras-chave na internet, como preço coworking, permite que os representantes comerciais possam atender os clientes em potencial de maneira adequada, com economia de tempo e centrado em melhorias que resultam em lucratividade e aumento de faturamento.

Dentro do planejamento de atuação no mercado consumidor B2B, a competência da equipe de trabalho está na disposição de profissionais com competência na área de atuação, desempenhando as funções de acordo com as habilidades.

Ampliação de canais de comunicação empresa-cliente

A experiência do consumidor é um dos principais focos quando se trata de clientecentrismo. 

Para empregar essa cultura dentro de um ambiente de trabalho é preciso estar preparado para atender demandas que podem exigir concentração e criatividade por parte dos colaboradores.

Quando uma empresa de automação pneumática industrial está focada apenas no produto como centro principal de atenção, pode ser que uma esteira elétrica, por exemplo, preparada por uma indústria de materiais para a construção civil, não encontre um cliente fixo, tamanha as possibilidades de venda.

Em um primeiro momento, a empresa não está errada, pois o produto é muito procurado por diversos clientes. Entretanto, é preciso levar em conta que há concorrência, independentemente da área de atuação. 

Sendo assim, o clientecentrismo volta à pauta e é preciso manter os colaboradores atentos em como apresentar a empresa e os produtos que podem ser de interesse, nesse caso, ao setor da construção civil. 

Mesmo uma loja de meias para ciclistas precisa manter uma carteira de clientes para oferecer outros serviços, como manutenção e tratamento das mesmas. 

Por isso a disposição de diversos canais de comunicação, para que os clientes estejam sempre atualizados sobre novos produtos e serviços que possam ser de interesse ao longo do tempo. 

Essa característica recorre à necessidade da aplicação do omnichannel proporcionado pelo avanço da tecnologia. Assim, vale destacar o que pode ser incorporado em uma empresa, sendo:

  • Aplicativos de mensagem por celular;
  • Chat via site corporativo;
  • DM (Direct Message) de redes sociais;
  • Telefones Voip e fixo.

Determinados serviços podem, e em muitos momentos devem, ser terceirizados, para garantir que o foco da empresa esteja no bom atendimento ao cliente com produtos e serviços de qualidade. 

Clientecentrismo aplicado em qualquer empresa

Não importa se é uma empresa de pequeno, médio ou grande porte, ou mesmo uma academia de hidroginástica zona norte com profissionais especializados em atendimento a atletas.

O clientecentrismo é uma maneira de garantir a satisfação dos consumidores em todas as fases de uma jornada de compra, seja de maneira presencial ou por meio de uma aquisição online.

O investimento pontual em diferentes propostas e estratégias para o crescimento empresarial são valorosos a todo instante. 

Os colaboradores devem desempenhar as funções tendo em vista a satisfação do cliente e garantindo a entrega do serviço ou produto de maneira adequada.

Fornecedor e empreendedor em alinhamento com o Clientecentrismo

Estar em uma mesma sintonia com os fornecedores é essencial para os empreendedores que são o canal de comunicação com os consumidores finais. 

Aplicar o método de clientecentrismo em uma mesma linha de pensamento ajuda todos aqueles que participam da linha produtiva e de consumo.

Isso envolve diversos aspectos que se iniciam desde a disposição da matéria-prima, qualquer que seja ela na escala de produção. 

O clientecentrismo abrange modelos de formação de equipes que prezam pela comunicação contínua, com o mínimo de ruído. 

Dessa forma, fica mais fácil implementar agilidade no modelo de negócio, independentemente da área de atuação. 

Até mesmo a realização de uma inspeção deve ser de conhecimento de todos, e assim garantir a qualidade do produto que está sendo produzido e será disponibilizado ao mercado consumidor. 

Os bens de consumo passam por diferentes etapas produtivas e testes que atendem às exigências de órgãos fiscalizadores. 

Não apenas tem essa característica, mas também envolve a possibilidade dos clientes terem acesso a informações e o poder de compra no momento final.

Portanto, é muito importante que, em uma linha sucessiva que parte da captação e disposição da matéria-prima, até a venda em lojas especializadas, o consumidor seja tratado como o centro de atenção a todo custo, trazendo mais valor à experiência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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