Não sei se você sabe, mas existem algumas etapas que a sua empresa precisa percorrer para fechar uma venda, e eu vou te ensinar todo o PROCESSO DE GESTÃO DE VENDAS.

Já aconteceu de você passar um tempão conversando com o cliente e na hora de fechar, ele desiste da compra? Pois é, isso já aconteceu comigo, e não foi nada bom. Mas, eu descobri que isso acontecia, porque eu não entendia de gestão de vendas. Agora, isso não acontece mais.E por isso, vou te ensinar 5 etapas para fazer uma boa gestão de vendas.

O que é Gestão de Vendas e qual sua importância

Primeiramente, você precisa saber o que é gestão de vendas e sua importância.

A gestão de vendas envolve o planejamento, treinamento e gerenciamento dos processos, etapas e recursos relacionados às vendas na sua empresa.Com a ajuda da gestão de vendas você pode otimizar os seus processos e diminuir custos por causa do melhor aproveitamento dos seus recursos e equipes, e se você selecionar e treinar as suas equipes de vendas de forma adequada, você pode aumentar a produtividade do seu negócio e, assim, vender mais.

Etapas 

Agora que já sabe o que é gestão de vendas e sua importância, vou te mostrar as etapas do processo:

1 – Definição

Etapa que você vai determinar onde buscar os seus novos clientes. Você precisa conhecer bem o seu nicho e seu produto, definir bem o seu público alvo, perfil dos clientes e persona. Além disso, é extremamente importante produzir conteúdo de valor

2 – Contato

Etapa de formar a sua lista de contatos e começar um relacionamento com ela.   Momento em que a pessoa entra em contato pelo blog, canal do youtube, site, etc. Quando a pessoa te entrega o email, para receber um conteúdo, ebook, por exemplo. Ser direcionada para você, através de um anúncio.

3 – Qualificação

Nessa etapa você vai classificar as suas leads de acordo com o interesse que elas demonstram pelo produto ou serviço. Uma boa estratégia é utilizar o funil de vendas, utilizar técnicas, abordagens, conteúdos e mensagens diferentes de acordo com o lugar que as leads ocupam dentro do funil.

4 – Fechamento

O fechamento é o momento que vai definir se seus esforços deram resultado ou não. Se foi como planejado, faz a efetivação da venda. Se não, não perca esforços em uma lead que provavelmente não se tornará um cliente.

5 – Pós-venda

Essa é a etapa utilizada para fidelizar clientes, melhorar o seu atendimento, produtos e serviços. Quando você pergunta ao cliente como foi a experiência de compra e busca saber em quais pontos o seu negócio precisa melhorar.

Dicas para uma boa gestão de vendas:

Produto: Um produto certo é aquele que atende às necessidades dos seus clientes. 

Equipe: Sua equipe deve estar bem treinada e atender o cliente como deve.

Relatórios: Relatórios é uma ótima opção para tomar decisões relacionadas às suas estratégias de gestão de vendas.

Software: Um software CRM é uma ótima ferramenta para facilitar o seu trabalho

Agora que você já sabe o que é a gestão de vendas e cada etapa do processo, junto com essas dicas, você já pode aplicar no seu negócio hoje mesmo. Coloque esse processo em prática e comece a vender muito.

Escreva aqui nos comentários se você já faz a gestão de vendas, se já conhecia esse processo e caso tenha alguma dúvida sobre alguma etapa, coloque aqui também;

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