O que é o Up Selling afinal?

Up vem do inglês e significa, acima e podemos considerar neste caso, algo melhor, com mais recursos e mais vantagens.

Nós podemos ver facilmente o  Up Selling no cotidiano sendo aplicado, por exemplo, nos restaurantes de fast food, na hora em que você está comprando o seu combo de lanche e o atendente te pergunta, vai querer batatas grandes, por apenas R$ 1,00 a mais? 

Parece muito tentador ter algo muito melhor por um preço maior muito irresistível, não é mesmo?

Tendo essa observação, iremos nesse artigo te mostrar como é possível você aplicar essa técnica em seu negócio para ter as suas vendas potencializadas pelo Up Selling.

Grande oportunidade para explorar o potencial do seu cliente

É crucial não perder uma oportunidade de oferecer seu produto de maior valor agregado para seu cliente, uma vez que ele está aberto a comprar o melhor produto, porque talvez ele esteja voltando na loja e está se expressando de uma forma bem positiva e com um bom feedback.

Até mesmo quando o seu cliente está já vai logo em você te pedindo por um determinado produto, e você já conhecendo a variedade de produtos que você oferece, encontra então essa oportunidade de oferecer o melhor para ele, como aquela frase por exemplo, recentemente recebemos o produto que você quer na versão “premium” que tem todas as configurações melhoradas e mais intuitivas, simplesmente fantástico, vamos lá ver? 

Você também pode usar o recurso como restaurantes de fast food, por mais tantos reais, temos o produto na linha premium, recém chegado na loja, com melhoria no design, com muito mais conforto e comodidade.

A diferença entre Cross Selling e Up Selling

Para deixarmos claro, Cross Selling não é a mesma coisa que venda casada, que obriga o comprador, levar um produto que ele não quer para comprar o que está desejando, essa prática está proibida no Brasil atualmente pelo código de defesa do consumidor. Bom, para entendermos o que é o Cross 

Selling e como aplicar, deixamos um artigo para você ficar por dentro dessa técnica que irá potencializar as suas vendas, uma ótima ferramenta para aplicar e treinar a sua equipe.

Cross Selling é uma prática de ter semelhantes e que interessem para o seu cliente, como por exemplo, quando estamos em uma loja virtual, nos vemos logo abaixo da página ou na barra lateral, alguns produtos relacionados que podem fazer sentido para nós adquirimos naquele momento ou em uma outra ocasião.

Bem diferente da técnica de Up Selling que na verdade é uma oferta de um mesmo produto, só que porém, melhor, com mais vantagens, ele vem com uma oferta de um vendedor, quando é identificado o momento certo para aplicar a técnica.

Como saber que seu cliente tem potencial para receber uma proposta de Up Selling

Umas das características mais clássicas do perfil que pode ser aplicado o Up Selling é quando o cliente já entra na loja ou vai direto no produto sem objeções

Outros modo é identificar em sua expressão para ver o quão entusiasmado ele está ao adquirir o seu produto.

Quando o seu cliente vai logo pedindo por um combo de produtos ou um produto principal e outros adjacentes, se fazer sentido, ofereça um produto melhorado e mais caro, sendo o único que irá resolver todos os seus problemas, desde que faça sentido no momento da venda, visando a satisfação do seu cliente.

Procure entender elementos que seu cliente está buscando, se ele está muito seleto, ou apresenta algum tipo de dúvida ao comprar um produto, preocupado se aquele produto específico irá atender às suas necessidades.

Tome cuidado com as sugestões

Tome muito cuidado com as sugestões para dar ao seu cliente, as vendas upselling são mais sensíveis que as cross selling.

Uma vez que foi que ofertado um produto com maior valor aquisitivo e mais cheios de recursos e opções, podem acarretar na não venda.

O seu cliente pode desistir da vendas, ou porque é muito caro, ou ele pode ficar indeciso entre os dois produtos, o mais caro e o mais barato e por fim ficar sem nenhuma das opções.

Tenha cuidado ao ofertar um produto de maior valor, quando o produto não tem melhorias nos pontos importantes que seu cliente te falou no momento da abordagem, então por isso que é fundamental ter o feeling nessa hora.

Tenha um CRM como seu principal aliado nessa horas

O CRM pode te ajudar e muito na hora de fechar uma venda, pois dentro desse software, você tem todos os dados coletados do seu cliente, como por exemplo, um histórico de compra, reclamações e feedbacks positivos.

Fica muito mais fácil mapear o perfil do cliente e qual o relacionamento que ele tem com a empresa e quais são os principais produtos que ele tem maior interesse.

Mude a forma de como se dirige ao cliente

Use palavras como “você”, use também “Você já viu essa nova funcionalidade, você irá gostar”.

Passe credibilidade

Quando for fazer a sua oferta de up selling, mostre o quão satisfeitos ficaram os compradores desse produto de valor agregado, apresente informações reais do que eles estão dizendo, se possível, mostre o depoimento em vídeo do quão contente outros compradores ficaram ao adquirir o seu produto.

Up Selling em lojas virtuais

Coloque os produtos de valor agregado que seja uma evolução melhorada do produto que está sendo exibido na página, dentro das recomendações coloque as avaliações que tiveram, quantas estrelas recebeu de 0 a 5 por exemplo, mude a cor que está envolta dele para dar mais destaque na página de um determinado produto específico. 

Coloque comentários na sua página de produtos para que os seus cliente interajam e tirem as suas dúvidas e outros compradores, automaticamente 

Tenha dúvidas sanadas mas também as mesmas páginas para facilitar no ato em que seu cliente decide se irá colocar o produto no carrinho para fechar a compra.

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