Cada vez mais as pessoas têm procurado consumir produtos e serviços que vão de acordo com seus princípios e gostos, e além disso, elas também procuram por uma marca original e que ofereça um atendimento personalizado aos seus clientes.

A era digital veio para mostrar a importância da comunicação e relacionamento entre empresa e cliente, fazendo a marca e sua equipe entenderem a importância de cada cliente dentro do seu negócio.

Não há mais como colocar todos os clientes dentro de uma caixa como se eles fossem idênticos em todos os quesitos, é necessário entender que em um negócio se trabalha com pessoas e não apenas com números.

Por isso, preparamos este artigo para te ensinar o que é o atendimento personalizado, quais os benefícios dele e como aplicá-lo de forma eficaz no seu negócio para ter uma comunicação bem mais direta e adaptável com seus clientes. 

O que é um atendimento personalizado?

Um atendimento personalizado é aquele onde a empresa se preocupa com cada cliente e não só com um grupo de pessoas.

Para ficar ainda mais claro, vamos dar um exemplo explicando a diferença entre público-alvo e persona.

Público-alvo

Quando falamos de público-alvo, nos referimos a um grupo de pessoas que possuem as mesmas características e preferências. 

Por exemplo, se você produz algum serviço como o cloud computing, o seu público-alvo será empresas e pessoas que possuem algum problema com o armazenamento de dados e precisam de ajuda.

Você não se preocupa em saber o que cada pessoa dentro desse grupo deseja, o que interessa ao público-alvo é o que a maioria prefere e o que a sua marca pode fornecer para eles.

Persona

Já quando falamos de persona, estamos nos referindo a uma pessoa específica, tiramos ela daquele grupo e estudamos a sua individualidade e desejos pessoais, levando em consideração a opinião dela, sem interferência de outras pessoas.

Se você trabalha em uma administradora de condomínios em João Pessoa, você sabe que em primeiro lugar a sua persona, provavelmente, deverá ser dessa mesma cidade e com problemas específicos que a sua empresa conseguirá solucionar.

Definir a persona do seu negócio, é saber o que cada cliente sente e espera da sua marca. 

Dessa forma, você consegue criar um atendimento personalizado porque irá saber o que os seus clientes esperam. 

Por isso, saber a diferença entre público-alvo e persona te ajudará a traçar um planejamento certeiro para saber como se comunicar de forma efetiva e personalizada com os seus clientes.

Qual o papel do atendimento personalizado no meio digital?

Com o surgimento das redes sociais e do marketing digital ficou ainda mais fácil e prático criar um relacionamento com seus clientes e tratá-los de forma personalizada e autêntica.

O acesso à informação se tornou ainda mais acessível com essa nova era digital, hoje as pessoas não precisam mais sair de suas casas para saber quais os gastos para abrir uma empresa, basta alguns cliques que ela tem a resposta na palma das mãos.

A internet fez com que os usuários se tornassem ainda mais exigentes em relação ao que consomem e a forma como são tratados em um atendimento, isso prova que eles não aceitam mais qualquer tipo de desculpa ou justificativa.

Por isso, investir em uma boa equipe de atendimento dará toda a diferença na forma como esses usuários enxergam a sua marca e o seu negócio, deixar de lado as formas convencionais também pode ser um grande diferencial para você.

SAC 2.0

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar sobre o termo SAC alguma vez na sua vida, esse termo é a abreviação do significado Serviço de Atendimento ao Cliente.

O SAC convencional é aquele que a maioria das pessoas já entraram em contato e muitas vezes acabam se estressando com a marca ou com a empresa pela demora no atendimento ou pela forma padronizada de interação.

O SAC 2.0 veio para revolucionar esse tipo de comunicação e dar espaço para que os clientes possam oferecer opiniões e feedbacks visando a melhora do negócio.

O grande diferencial do SAC 2.0 é o atendimento mediante aos meios digitais e das redes sociais, onde a maioria dos clientes estão presentes e a forma de contato é ainda mais fácil.
Se você possui uma empresa de reforma, não precisa mais ficar ligando para o cliente várias vezes ao dia, com o SAC 2.0 basta enviar uma mensagem ou contactar o cliente pelas redes sociais, o que torna o processo bem mais prático, rápido e personalizado. 

Dicas para um atendimento personalizado na sua empresa

Além do SAC 2.0, que citamos anteriormente, separamos outras dicas para te ajudar a integrar esse estilo de atendimento no seu negócio.

1. Conheça o seu cliente

Não há chances de criar um relacionamento forte e duradouro com uma pessoa que você mal conhece.

São poucos os que confiam na palavra de um desconhecido, por isso, conhecer os seus clientes atrai confiança para o seu negócio.

Assim como falamos no início deste artigo, você precisa conhecer e saber quem é a persona do seu negócio.

Dessa forma você consegue obter informações relevantes sobre seus clientes para começar a criar um relacionamento de verdade.

Está por dentro dos pensamento e sentimentos dos seus clientes te ajuda a entender qual o tipo de produto ou serviço pode fornecer para eles, se é uma investigação confirmatória ou uma consultoria de gestão empresarial.

2. Se comunique de diversas formas

Hoje, é quase impossível ver uma pessoa que passe o dia inteiro sem verificar as redes sociais e o que há de novo no mercado digital para adquirir.

Por isso, usar esses meios de comunicação que foram entregues para nós é mais do que necessário não só para atrair novos clientes, mas para manter um relacionamento e atendimento único a essas pessoas.

Utilizar plataformas como o Instagram, o Facebook, Linkedin, Twitter e tantas outras, fazem com que os clientes vejam uma imagem de personalização e praticidade na sua marca, aumentando as chances deles continuarem consumindo de você. 

Se você possui uma rede de empresas de dedetização, as redes sociais podem ser o seu espaço de divulgação e atendimento, marcando sessões e esclarecendo dúvidas de clientes.

Dessa forma, o relacionamento entre empresa e consumidor se torna ainda mais efetivo e personalizado, trazendo mais praticidade e segurança para ambos os lados. 

3. Mostre que o seu cliente é importante

Quem não gosta de saber que está sendo ouvido e que as suas opiniões estão sendo levadas em consideração e fazendo a diferença em um determinado cenário.

Mostrar para o seu cliente durante o atendimento que ele possui espaço e intimidade para expressar sua opinião e oferecer ideias de inovações e mudanças faz com que ele se sinta acolhido e ouvido pela sua marca, influenciado no relacionamento entre vocês.

Quando um cliente entra em contato com uma assessoria tributária para registrar uma reclamação e ouve que a sua solicitação foi enviada ao setor responsável, as chances desse cliente saber que realmente será ouvido serão, provavelmente, nulas.

Mas, se em um atendimento, a empresa se preocupa em ouvir tudo o que o cliente tem a dizer e ao mesmo tempo consegue pensar junto com ele em soluções para este problema, o cliente se sente parte da empresa e importante para o andamento do negócio.

4. Treine a sua equipe para um bom atendimento

De nada adianta pensar e bolar estratégias fenomenais sobre atendimento personalizado, se a sua equipe de atendimento não estiver apta para esse momento.

Quando um cliente entra em contato desejando saber quanto custa alugar salão comercial, ele pretende obter uma resposta rápida e objetiva e não ficar horas esperando por um atendimento que não será o que ele espera.

Por isso, investir em cursos, treinamentos e preparo para a sua equipe de atendimento é o que fará a diferença no seu negócio. 

Afinal de contas, ninguém melhor do que eles para entender a área e saberem o que pode ser feito para ajudar a marca.

Benefícios do atendimento personalizado

Algumas das vantagens desse atendimento são: 

  • Atrai a atenção dos clientes;
  • Incentiva o feedback;
  • Evita tarefas demoradas;
  • Fidelização do cliente;
  • Propaganda gratria;
  • Melhor imagem organizacional;
  • Melhora no relacionamento;
  • Maior comunicação.

Esses são apenas alguns dos diversos benefícios que a personalização do atendimento ao cliente fornece para você, sua equipe e sua empresa. 

Considerações finais

Que este artigo tenha sido claro para você e que tenha feito as suas visões sobre o atendimento personalizado mudarem a partir das dicas e conceitos apresentados aqui.

Nunca se esqueça de que você trabalha com pessoas, e pessoas precisam de relacionamento e confiança para continuarem por perto de você. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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