Manter-se atualizada é uma das obrigações das empresas nos dias de hoje. Aquelas que não fazem isso podem ser seriamente prejudicadas por um mercado no qual muitas coisas são automatizadas e todos estão muito acostumados a utilizar a tecnologia 24 horas por dia. Ter um bom software a seu favor pode fazer um negócio se destacar da concorrência.

Não estamos falando de você montar um software com um aplicativo para os seus consumidores, mas sim, de criar um para o trabalho da sua equipe, para que seja usado de maneira interna.

Para isso, você pode pensar em duas alternativas: contratar uma pessoa especializada para trabalhar internamente ou terceirizar o serviço para uma outra empresa com diversos profissionais especialistas. A segunda opção, sem dúvida alguma, é a melhor para o seu negócio.

Mas ​como escolher essa empresa​? Quais fatores levar em consideração na hora de fechar o contrato? Bom, se você está com essas dúvidas, confira abaixo como resolvê-las!

Como escolher uma empresa de desenvolvimento de software?

1. Busque por referências

Quando se trata de serviços, pedir por referências de uma outra empresa — desde que não seja seu concorrente — ou amigo é uma boa opção.

Além disso, pesquisa se internet, descubra mais sobre a empresa, se ela já tem alguma reclamação no site Reclame Aqui e se foi resolvida. Pergunte às pessoas nas suas redes sociais, faça um post, quem sabe alguém não faz uma boa indicação.

2. Analise os cases de sucesso

Os cases de sucesso são aquelas empresas que foram atendidas e que tiveram um excelente resultado com a implantação do software. Nem sempre a empresa de software coloca no site quais são esses cases, mas quando houver, faça uma análise disso.

Tente ser criterioso. Veja qual foi a empresa, leia todo o texto e qualquer outro conteúdo sobre o assunto no site, depois vá para as redes sociais desse case e analise os canais de comunicação como o próprio site, o blog e outros. Investigue para saber se ela é de fato um case de sucesso.

3. Avalie o atendimento e o suporte

Quando o assunto é prestação de serviço, o atendimento e o suporte são dois itens que precisam ser levados muito a sério.

Pense bem, já pensou o software ter algum problema (por melhor que seja a empresa fornecedora, problemas podem acontecer) e não encontrar ninguém que possa resolvê-lo? A depender do setor, a empresa pode parar e esse é um risco que você não pode correr.

Por isso, desde o primeiro momento, preste atenção em como é o atendimento de cada empresa. Se demoram e quanto tempo demoram para dar um retorno, se possuem disponibilidade de horários para ir até a sua empresa, entre outros fatores que fazem toda a diferença na prestação do serviço.

4. Veja se ela consegue responder às suas dúvidas

Antes de entrar em contato com uma empresa de desenvolvimento de software para perguntar sobre o serviço, é interessante ter em mãos uma lista com as perguntas que precisa fazer, especialmente se essa conversa for por telefone ou pela internet.

Você pode, inclusive, acrescentar perguntas à medida que for entrando em contato com as empresas. A que possuir maior conhecimento sobre o assunto, poderá tirar todas as suas dúvidas sem que para isso, tenha que usar palavras difíceis ou termos técnicos.

5. Converse com quem vai trabalhar diretamente com a sua empresa

Normalmente, a empresa desenvolvedora de software designa uma equipe para trabalhar para sua empresa. Pois bem, você precisa saber muito bem que equipe será essa.

Serão quantas pessoas? Elas são especializadas em que? Como será essa parceria? Elas conseguem atender aos prazos e possuem o conhecimento necessário para trabalhar com o seu nicho? Tudo isso precisa ser levado em consideração.

6. Customização

É essencial que a empresa possa desenvolver um software de acordo com as necessidades da empresa. Isso ajudará a sua equipe a se adaptar mais rapidamente a esse novo recurso e também a ter resultados mais rápidos.

Por isso, sente e converse com a equipe, mostre as necessidades que a sua empresa possui no momento e entenda como será possível ter a solução desejada. Com um software customizável todo o trabalho será mais eficiente.

7. Saiba quais são os melhores do mercado

Na hora de fazer a sua pesquisa, entenda: o mais caro não é o melhor, e a maior empresa nem sempre é aquela que pode oferecer a melhor solução.

Por isso, faça uma lista com as empresas de desenvolvimento de software que são as consideradas referência no mercado e também aquelas que foram indicadas. Não se esqueça de listar as que oferecem um maior leque de serviços. Assim, caso seja necessário no futuro, não terá que migrar de empresa.

Um software que é muito útil para qualquer empresa é o CRM. ​Entenda o que é e como ele pode ajudar o seu negócio a crescer!

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *