Não é novidade para ninguém que ter um plano de marketing faz toda a diferença na rotina da empresa e ajuda muito o time de vendas e marketing, mas muitos acabam cometendo erros gravíssimos na hora de fazer esse planejamento.

Alguns desconhecem esse planejamento e os seus benefícios, isso é um perigo para aqueles que pretendem alavancar os seus números e tornar a sua marca uma referência, pois o plano de marketing existe justamente para isso.

Mas, não se preocupe, se você nunca ouviu falar sobre plano de marketing, vamos explicar tudo para você neste artigo juntamente com os maiores erros que você deve evitar nesse processo. 

O que é um plano de marketing e qual a sua importância? 

Um plano ou planejamento de marketing nada mais é do que um documento criado pela empresa juntamente com a equipe de marketing para traçar as estratégias e objetivos daquela marca em curto, médio e longo prazo.

Pense que a maioria das coisas na vida são planejadas, correto? Seja uma faculdade,os gastos para abrir uma empresa para abrir o seu negócio ou até as decisões mais simples, como comprar sala de jantar completa. Dentro da sua empresa não pode ser diferente, o planejamento garante mais segurança.

O plano surge justamente para ajudar a empresa a entender cada vez mais o seu mercado e criar estratégias que atraiam o público certo para o seu negócio.

O planejamento evita que a equipe gaste muito tempo testando outras estratégias e maneiras de divulgação.

Ele só é feito após diversas decisões e estas irão otimizar ainda mais o tempo do seu time de marketing e vendas. 

O plano de marketing assegura a empresa e os colaboradores sobre um futuro já pré-determinado, e se algo começar a sair do eixo, existe um tempo maior para consertar as coisas. 

Erros em um plano de marketing 

Mas, assim como todo e qualquer outro documento, o plano pode conter alguns erros cometidos por quem o produz ou até mesmo pela própria empresa, por isso selecionamos alguns deles para que você os evite o máximo que puder. 

1. Não ter um objetivo estabelecido

Quando se decide abrir uma marca e realizar um planejamento de marketing, significa que as pessoas envolvidas nisso sabem exatamente aonde querem chegar e quais os objetivos desejam alcançar. Se isso não estiver claro, não há plano que possa ajudar.

Um dos passos primordiais dentro de um planejamento de marketing é saber exatamente qual a meta da empresa, só assim a equipe de marketing e os colaboradores conseguiram traçar estratégias e formas de divulgação apropriadas para esse resultado. 

Não importa qual o tamanho ou segmento, a ideia de como ter lucro com empresa de velas, por exemplo, passa necessariamente por um planejamento de marketing consistente. A partir daí que você já tem uma boa parte do caminho percorrido por saber aonde quer levar a sua marca e quais os resultados deseja receber. 

Com esse objetivo bem estabelecido, tudo começa a fluir de uma forma bem mais rápida, prática e segura. 

2. Não definir uma persona

Algumas pessoas ainda confundem o conceito de persona com público-alvo e acham que são a mesma coisa, por isso, se perguntam o porquê de sua marca não está alcançando o público certo. 

No entanto, esses dois são bem diferentes do que se possa imaginar, e vamos explicar tudo para que você não cometa mais os erros de confundi-los.

O público-alvo nada mais é do que um grupo de pessoas que possuem as mesmas características, gostos e preferências.

Todas essas pessoas são colocadas dentro desse grupo que chamamos de público-alvo.

Vamos imaginar que você trabalhe com produção de placas solares para residências e pequenos negócios e realize uma pequena pesquisa na sua cidade para descobrir o seu público-alvo. 

Você descobre que as pessoas mais interessadas em fabricantes de placas solares são homens e mulheres de 30 a 40 anos, de classe média alta.

O conceito do público-alvo não se preocupa em estudar a singularidade de cada pessoa dentro desse grupo, ele só deseja saber o desejo de todos e atendê-los naquilo que for necessário. 

Já a persona se preocupa com cada pessoa que se interessa pelo determinado produto ou serviço que a empresa oferece. 

Mais do que só saber o gosto de todas as pessoas, o conceito de persona se preocupa em conhecer cada uma delas.

Quando falamos de persona, é necessário saber algumas informações primordiais e íntimas de cada lead

Vamos supor que a sua empresa ofereça mao de obra terceirizada em fortaleza especializada em serviços industriais, muito mais do que só pesquisar sobre o público-alvo e saber que ele é composto por pessoas que sofrem com alguma infestação na sua residência. 

No conceito de persona vamos a fundo nessas informações e criamos um perfil fictício do nosso cliente. Por exemplo, a senhora Maria, médica e divorciada, dona de uma grande confecção no centro de Fortaleza, que contrata regularmente empresas prestadoras de serviços de manutenção industrial.

Percebe como já temos informações bem mais filtradas sobre esse lead? Isso ajuda a construir estratégias ainda mais certeiras e personalizadas para essa determinada persona. 

Um plano de marketing sem a definição da persona do negócio é um plano que possui um destinatário, ou seja, não se sabe para que ele será feito. 

3. Não saber quais estratégias serão usadas

No meio digital existem diversas estratégias que auxiliam no aumento das vendas de uma empresa e na captação de novos clientes, e essas estratégias precisam ser escolhidas pela equipe de marketing e colocadas no planejamento. 

Um plano de marketing sem essas estratégias fica vazio e sem informações sobre como a empresa irá agir para chegar no objetivo estabelecido. 

Se a sua marca trabalha com manutenção de máquinas, como no exemplo anterior, pesquise e discuta com o seu time qual a melhor forma de captar os clientes que se interessam por esse serviço e onde é o melhor lugar para encontrá-los. 

Existem diversas estratégias dentro do marketing digital que podem te ajudar a construir um planejamento ainda melhor, algumas delas são:

  • Inbound marketing;
  • Funil de vendas;
  • Marketing de conteúdo;
  • E-mail marketing;
  • Tráfego pago;
  • Técnicas de SEO.

4. Não produzir conteúdo relevante

Uma das formas que mais atraem novos clientes e admiradores da sua marca tem sido a produção de conteúdos nas redes sociais e plataformas digitais. 

Mas, não apenas conteúdos, mas aqueles relevantes e ajudam os clientes a esclarecerem suas dúvidas.

Pode parecer um bicho de sete cabeças produzir algum tipo de conteúdo para quem procura seguros auto baratos, por exemplo, mas na internet existem diversas dicas e estratégias que podem te ajudar nesse processo.

Produzir esse tipo de conteúdo auxilia no seu planejamento, pois é uma forma a mais de conseguir novos clientes e chegar ainda mais rápido no objetivo que a marca deseja. 

5. Não estar presente nas redes sociais

Não é novidade para ninguém o poder e influência que as redes sociais possuem na vida dos internautas e na das marcas que decidem levar o seu negócio para o meio digital.

Diversas empresas nasceram e se consolidaram apenas com as redes sociais e na criação de e-commerces, construindo um verdadeiro império de forma prática e com a ajuda de estratégias eficazes para isso.

Hoje, é ainda mais fácil encontrar serviços cada vez mais específicos, como plano de saude individual porto seguro, por meio de plataformas digitais e com pequenos cliques. 

Da mesma forma, torna-se fácil para seus clientes encontrarem a sua marca e conhecerem o seu trabalho por intermédio das redes sociais.

Por isso, não descarte a ideia de criar perfis para sua marca com o intuito de aperfeiçoar e turbinar ainda mais eficaz o seu planejamento de marketing. 

São nas redes sociais que milhares de pessoas estão ativas todos os dias à procura de novidades e informações, e usá-las para potencializar as suas estratégias e planejamento é uma opção muito válida. 

6. Não acompanhar os resultados

Uma das partes mais benéficas do meio digital é poder acompanhar os resultados das suas estratégias em tempo real e de forma imediata, já sabendo o que deu certo e o que deu errado.

Além disso, diversas plataformas permitem que você também acompanhe os resultados de buscas e procuras da sua persona, sabendo pelo o que ela está procurando e criando novas formas de ajudá-las. 

É ainda mais prático saber quantos usuários buscam por uma administradora de condomínios em João Pessoa e quantas entraram em contato com a sua marca para saber mais sobre o serviço.

Acompanhar esses resultados é extremamente importante para saber se eles estão indo de acordo com o seu planejamento ou se alguma coisa precisa ser alterada para que se chegue no objetivo esperado o mais rápido possível.

Esses foram alguns dos erros mais comuns em um plano de marketing que selecionamos para ajudar você e a sua equipe a não os cometerem e construírem um planejamento eficaz e com resultados surpreendentes. 

Evitar esses erros otimiza um grande tempo e um retrabalho da sua equipe de marketing, tempo esse que poderá ser usado para traçar outras e novas formas de alavancar ainda mais os resultados da marca. 

O planejamento de marketing é extremamente importante, por isso tome cuidado na hora de produzi-lo e tenha a certeza de todas as informações colocadas nele para evitar problemas futuros. 

Considerações finais 

Esperamos que esses erros não estejam mais presentes no seu plano de marketing, mas se por alguma acaso eles correrem, que as soluções possam aparecer o mais rápido possível para ajudar você e sua equipe a chegarem onde planejam. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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