Cada vez mais o relacionamento entre empresa e cliente tem se tornado presente no dia a dia de um negócio. E para ajudar neste processo, surgiram diversas estratégias, como a plataforma de CRM

Muitas pessoas ainda não conhecem o poder desse tipo de ferramenta e acham que implantá-la no seu negócio pode ser um bicho de sete cabeças. 

Assim como toda a estratégia, ela demanda esforço e tempo, mas os seus resultados valem a pena.

No entanto, como nem tudo é um mar de rosas, as pessoas podem cometer grandes e graves erros na tentativa de obter bons resultados por meio do CRM. Isso coloca em risco o relacionamento da empresa com o cliente e a fidelização dele.

Por isso, listamos alguns dos erros principais que acontecem quando uma equipe decide usar uma plataforma de CRM. 

Esses erros são para alertar você e seus colegas a evitarem problemas futuros e que podem trazer graves consequências.

UMA PLATAFORMA DE CRM: O QUE É? 

Para começo de conversa, vamos explicar o que é uma plataforma de CRM para você que talvez nunca tenha ouvido falar sobre esse termo na vida.

CRM é a abreviação de Customer Relationship Management, que em português significa Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente.

O CRM nada mais é do que uma plataforma que auxilia na organização, gestão de comunicação entre o cliente e o time de vendas da sua empresa, tornando o relacionamento entre eles ainda mais profundo e constante. 

Um software de CRM é um conjunto de estratégias, práticas, ideias e políticas que visam uma maior praticidade em relação ao contato do consumidor com a empresa e facilita ainda mais o acesso à informação.

O CRM pode ser usado por qualquer empresa e negócio que enxerga a necessidade de uma melhoria no setor de vendas e atendimento, seja uma empresa de contabilidade agrícola ou até mesmo uma escola.  

3 ERROS AO UTILIZAR O CRM

No entanto, como nem tudo é tão simples assim, separamos alguns erros que acontecem bastante em empresas que não estudaram tão bem plataforma de CRM, o que acaba por comprometer o desempenho da estratégia.

1. Não pensar no consumidor final

É necessário entender que uma plataforma de CRM é focada na relação entre empresa e cliente.

Sendo assim, o objetivo principal dela é atender o consumidor final, a pessoa que irá adquirir o seu produto ou serviço.

Se você lidera uma empresa de administradora de condomínios, sabe que o seu consumidor final serão pessoas interessadas em comprar uma casa ou um apartamento. 

Portanto, esquecer delas é um erro gravíssimo.

Mantenha o seu consumidor final sempre em destaque no seu dia a dia e na rotina da sua equipe, fazendo-os sempre se lembrarem que um CRM está ali para ajudar na comunicação entre eles. 

2. Não ter processos bem definidos

Quando a equipe não tem processos bem estabelecidos para o momento da venda e o atendimento com o cliente, o CRM pode até ajudar nesta questão, mas não irá realizar um milagre, pois isso é dever da própria empresa. 

Portanto, se você trabalha em um consórcio de casas e deseja instalar uma plataforma de CRM na sua empresa, tenha seus processos e estratégias muito bem definidos para que o software só ajude a alavancar ainda mais os seus números.

3. Não estar presente nas redes sociais

Com o surgimento da internet, e principalmente das redes sociais, tudo se tornou bem mais fácil, prático e rápido para o consumidor e também para os empresários. 

As formas de se produzir, vender e comprar mudaram completamente. 

Hoje, um usuário consegue um alvará de funcionamento em alguns cliques, usando um smartphone ou um computador. Ações que pareciam impossíveis há cerca de cinquenta anos atrás. 

Por isso, as redes sociais vieram para revolucionar as pessoas e também as empresas, mostrando o poder da internet e de estratégias como o marketing digital.

Não levar a sua marca para as redes sociais é um erro gravíssimo, pois é lá que a maioria dos seus clientes estão e onde você consegue atrair novos leads.

Estima-se que mais da metade da população mundial possui acesso a internet e perfis na maioria das redes sociais.

Isso só prova como a internet é poderosa e acumula um enorme número de usuários interessados em adquirir algum produto ou serviço.

Sem contar que a comunicação se tornou outra coisa depois delas, por meio de mensagens e áudios uma empresa consegue atender um cliente em questão de poucos minutos, quebrando o padrão do atendimento telefônico que foi usado por muitos anos.

As redes sociais são terras férteis para a sua empresa de dedetização residencial ou consultoria financeira, por exemplo, plantar as sementes da comunicação e colher um relacionamento forte e constante com os seus clientes.

E é lá que o CRM pode mostrar ainda mais o seu poder e desempenho, inovando as formas de se integrar e acolher os clientes. 

3 acertos ao utilizar uma plataforma de CRM

Agora que você já entendeu e viu alguns erros gravíssimos que não podem ser cometidos após a instalação de um software de CRM, vamos aos acertos que você pode fazer para corrigir esses erros e aumentar o desempenho da plataforma.

1. Opte por CRM simples e práticos

No mercado existem diversos tipos de CRM para várias empresas, segmentos e serviços. 

Desde plataformas focadas na recuperação de crédito de clientes até atendimentos em relação a uma consulta em uma clínica odontológica.

Essa variedade é muito boa, pois você possui diversas opções e pode comprar tudo entre elas para escolher a melhor. Mas, sempre opte por plataformas simples e práticas, que sejam fáceis de manusear e consultar no dia a dia.

Não esqueça de consultar o seu time e apresentar as opções para eles, afinal de contas, ninguém melhor do que os profissionais que irão mexer nela todos os dias para saber se realmente são opções práticas e simples. 

2. Incentive os colaboradores a usarem

Vamos imaginar que você chegou no seu time de RH e pediu para eles pesquisarem sobre um determinado licenciamento do Windows para você. Provavelmente, eles não irão fazer isso pois não foram treinados e  podem não saber o que seja esse produto.

Por isso, antes de qualquer coisa deixe o seu time treinado e preparado para usar uma plataforma de CRM. 

No começo pode parecer difícil e complicado para eles, mas com paciência e esforço tudo pode se tornar mais simples e prático.

Se necessário, contrate um especialista em CRM para dar treinamentos e palestras ao seu time e deixá-los ainda mais aptos a usarem a plataforma durante a sua rotina.

E quando a plataforma for instalada, incentive os seus colaboradores a usarem ela todos os dias e se tiverem alguma dúvida, esteja sempre por perto para ajudá-los no que puder. 

3. Saber que a plataforma não fará tudo por você

O CRM é um conjunto de estratégias que vem para ajudar você e o seu time a conquistar resultados ainda melhores, mas ele não fará tudo isso sozinho. 

O Customer Relationship Management é apenas uma plataforma, e para funcionar é necessário que tenha estratégias bem definidas e pessoas por trás desse processo.

Se você estivesse procurando pelo valor de um aluguel comercial para um espaço que desejasse colocar na sua equipe, você precisaria de informações que somente pessoas qualificadas poderiam te oferecer.

Dentro do CRM também funciona assim, ele pode ajudar que o atendimento e o acesso à informação seja mais fácil e prático, mas ele não fará tudo isso por conta própria. 

Por isso, treine e prepare a sua equipe para desfrutar da plataforma e fazer dela uma ferramenta que irá potencializar as vendas e o bom atendimento da empresa.

Mas, sem fazê-las esquecer da importância do seu trabalho e dos processos, vendo o software como uma extensão das estratégias e não como a verdadeira razão delas.

BENEFÍCIOS DO CRM

Agora que você já viu alguns erros e acertos que podem acontecer na hora de usar o CRM, separamos alguns dos diversos benefícios que essa incrível plataforma traz para a sua empresa se você souber usá-la da forma correta, como: 

  • Melhora o relacionamento com os clientes;
  • Melhora a comunicação da equipe comercial;
  • Integra o time de marketing e vendas;
  • Mais poder gerencial ao líder de vendas;
  • Praticidade no armazenamento de informações;
  • Controle de tarefas e atividades;
  • Mantém a empresa mais organizada;
  • Deixa o cliente satisfeito;
  • Mantém o foco no cliente;
  • Permite que os resultados sejam acompanhados.

Investir em uma plataforma de CRM é uma maneira de inovar a forma de atendimento da sua empresa e de otimizar o tempo da sua equipe, que terá um grande aliado no dia a dia.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Esperamos que este artigo possa ter feito você entender um pouco mais sobre o que é o CRM e como ele é importante para a sua empresa. 

Que você se livre dos erros apresentados aqui e tenha muitos outros acertos do que só os citados acima, fazendo da sua empresa e da sua equipe departamento de sucesso e prontos para novos desafios. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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